Veja vestibulares que ocorrem neste fim de semana

20/11/2010 08h00 - Atualizado em 21/11/2010

UFRJ e Unicamp fazem exames no domingo (21). Outras provas do domingo são a da UFG e a das Etecs.Do G1, em São Paulo
Universidades do país aplicam vestibulares neste fim de semana. No domingo, estudantes fazem o exame da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo.

UFRJ

O segundo dia de provas do vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será realizado neste domingo (21) das 9h às 13h. Os estudantes devem chegar com uma hora de antecedência ao local de provas.Das 9 mil vagas disponíveis neste processo seletivo, 40% serão preenchidas por meio do vestibular e 60% pelo SiSU.O curso de gastronomia é o mais concorrido do vestibular 2011. As oito vagas são disputadas por 927 inscritos, com uma média de 115,88 candidatos por vaga. Em seguida aparece o curso de medicina. As 77 vagas serão disputadas por 8.026 inscritos (104,23 candidatos por vaga).

O resultado final do vestibular será divulgado até 14 de janeiro de 2010. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2598-9430.Segundo a universidade, estudantes podem usar ônibus gratuitos para fazer a prova na Cidade Universitária (Ilha do Fundão).

Os ônibus circularão, com intervalos de 20 minutos, das 6h às 8h40. Os pontos de parada dos veículos serão em Bonsucesso (nos Correios) e na Passarela da Linha Vermelha (em frente ao Hospital Universitário) e na estação rodoviária que fica perto do Hospital Universitário. Para o retorno, os ônibus vão transitar das 15h às 16h.Mais informações podem ser obtidas no site do vestibular ou pelo telefone (21) 2598-9430.

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza o vestibular das 13h às 18h neste domingo (21). O vestibular ocorre em 24 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.Neste ano, 57.201 candidatos disputam uma das 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

A orientação da Comvest é que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 h. Os portões serão fechados às 13h. Nos estados onde não há horário de verão, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília.A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho. O tempo máximo de prova na primeira fase é de cinco horas e o mínimo de três horas e trinta minutos.

Os candidatos deverão levar uma foto colorida 3x4, datada, tirada em 2010 (com nome e número de inscrição anotados no verso), o original do documento indicado na inscrição, lápis, borracha, uma pequena régua e caneta esferográfica transparente. Só será permitido o uso de caneta esferográfica transparente nas cores azul ou preta.É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova.

Os candidatos não precisarão levar o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento no dia da prova. Para se certificar que estão inscritos, os candidatos devem consultar a opção “situação de inscrição” na página da Comvest na internet. Caso haja problema, devem entrar em contato com a comissão imediatamente.A partir deste ano, na primeira fase, o candidato deverá produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória. O número de questões passará de 12 questões dissertativas para 48 questões de múltipla escolha.

As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio segundo a seguinte distribuição: 12 questões de matemática, 18 questões de ciências humanas e artes e 18 questões de ciências da natureza.

A Comvest divulga no dia 20 de dezembro a lista dos candidatos aprovados na primeira fase e locais de prova da segunda fase que será realizada nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2011.

As provas de habilidades específicas, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança e música serão realizadas em Campinas entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2011. A primeira chamada será divulgada dia 7 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deverá ser feita no dia 10 de fevereiro.

Etecs

O vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de São Paulo começa às 13h30 no domingo. Os estudantes devem chegar com 30 minutos de antecedência.Os portões das escolas serão abertos às 12h45 e fechados às 13h30. No site www.vestibulinhoetec.com.br, os candidatos têm acesso à demanda por curso e por escola e à lista de locais de prova.Para fazer a prova, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto número dois, borracha, régua e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE); carteira nacional de habilitação com foto; documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro.O exame terá 50 questões de múltipla escolha, relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e à expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano.Segundo o Centro Paula Souza, o gabarito oficial da prova será divulgado a partir das 18h nos sites www.centropaulasouza.sp.gov.br e www.vestibulinhoetec.com.br.A lista de classificação geral será divulgada no dia 13 de janeiro de 2011, na Etec onde o candidato pretende estudar e, também, pela internet. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772-2829 (demais localidades) e pelo site do vestibular.

UFG

Mais de 34 mil inscritos fazem a primeira etapa do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG) neste domingo. A universidade oferece 5.302 vagas em 125 cursos. As provas serão aplicadas a partir das 13h, com a abertura dos portões às 12h.A prova tem 90 questões objetivas. Neste processo seletivo, a UFG vai usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A média final do estudante será feita pela soma da nota da primeira etapa, a nota do Enem (normalizada de 0 a 90 pontos) e a nota da segunda etapa. O uso da nota do Enem é opcional e só será usada caso beneficie o candidato.É proibido portar relógios, celulares, MP3 players ou qualquer outro aparelho eletrônico nos locais de prova. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 30 de novembro. A segunda etapa será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro.Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site www.vestibular.ufg.br.