UFG aguarda posição definitiva

 

A decisão da juíza da 7ª Vara Federal afeta diretamente 113 mil pessoas que se inscreveram para o Enem em Goiás, que tem o exame utilizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras instituições de ensino superior.
 Para Sarah Gabriela Alves da Costa, de 18 anos, o exame perdeu a credibilidade, já que não é a primeira vez que ocorrem problemas com a prova. “Acho uma falta de respeito com todos que prestaram!”, opina a vestibulanda, que utilizará a nota para o vestibular da UFG. Depois de receber a notícia, a estudante optou por apenas focar os estudos para as provas de vestibular. “Para mim seria muito importante usar a nota para a UFG, uma chance a mais de sair bem, já que eu estou prestando para Medicina”, conta Sarah Gabriela.
A UFG, segundo a assessoria de imprensa, aguarda uma posição definitiva sobre o desfecho da avaliação criada pelo MEC. Se não for utilizada a nota, isso não altera o resultado do vestibulando, segundo a UFG. De acordo com o Inep, um lote inferior a 1% das provas do caderno amarelo apresentou os erros. Para a vestibulanda, não seria justo que apenas as pessoas afetadas refizessem a prova. “Tinha de cancelar para todos mesmo, já que erraram. Se vai refazer, tem de dar chance para todos.” Isso também foi levado em conta para a decisão de cancelamento da prova, já que poderia beneficiar por dar uma segunda chance.
 O resultado da prova pode ser usado como acréscimo de nota ou como uma das etapas do processo seletivo, dependendo do que as diferentes instituições escolheram. Além de ser utilizado como critério de seleção para processos com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para concorrer à bolsa de estudo pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni). (Da Redação)