Nota cai entre os cursos mais concorridos da UFG

O Popular, 1° de dezembro de 2010

Resultado da primeira fase do vestibular da Universidade Federal de Goiás foi divulgado ontem

Patrícia Drummond

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou, ontem de manhã, o resultado da primeira fase do vestibular 2011-1. O funil, neste ano, eliminou mais de 20 mil concorrentes. Ao todo, 32.929 candidatos fizeram, no último dia 21, a prova objetiva classificatória para a segunda etapa.

A UFG divulgou, também, as notas de corte de cada um dos cursos de graduação oferecidos pela instituição. Entre os dez mais concorridos, todas as notas de corte ficaram abaixo das contabilizadas no ano passado (veja quadro).

Segundo a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, a diminuição - ou aumento - dessa menor nota pode ocorrer por diferentes fatores. "Não há como definir porque a menor nota diminui. É natural que varie de ano a ano, em cada vestibular, pelo perfil dos candidatos, que se alterna; pela abordagem dos conhecimentos; pela formação no ensino médio. É algo que não há como explicar", argumenta.

Sandramara afirma que a Federal está finalizando a logística para a segunda fase de seu vestibular, "com a preocupação constante em manter condições iguais para todos os candidatos". Ela lembra que, na primeira etapa, 64 vestibulandos foram eliminados do processo por portarem celular ou relógio dentro do local de prova e pede para que os candidatos classificados fiquem atentos ao que determina, nesse sentido, o edital.

A Federal está oferecendo um total de 5,3 mil vagas. A segunda etapa do vestibular 2011-1 está marcada para os próximos dias 12 e 13 de dezembro - domingo e segunda-feira, respectivamente - e tem provas que variam por grupo de curso, com questões discursivas de caráter interdisciplinar. Nessa fase também será realizada a prova de Redação.

No domingo, 12, todos os candidatos farão provas de Língua Portuguesa e Literatura. Os do grupo 1 farão, ainda, de Química; os do grupo 2, de Física e Matemática; e, os dos grupos 3 e 4, de Matemática. Na segunda-feira, 13, o dia será reservado à prova de Redação, para todos os vestibulandos. Aqueles que pertencem ao grupo 1 também deverão responder à questões discursivas de Matemática e Física; os do grupo 2, de Biologia e Química; e, os dos grupos 3 e 4, de Geografia e História.

De acordo com informações do Centro de Seleção da UFG, os locais de prova, na segunda etapa, já poderão ser consultados pelos classificados a partir do próximo dia 9, por meio do site www.vestibular.ufg.br. A relação dos candidatos classificados no processo seletivo deverá ser divulgada pela UFG no dia 4 de fevereiro, no mesmo endereço eletrônico e na Rádio Universitária.