Crimes colocam estado em evidência

 

Ce­ja­ne Pu­pu­lin

 

Na úl­ti­ma dé­ca­da que fi­na­li­za­ no pró­xi­mo dia 31, Go­i­ás che­gou aos no­ti­ci­á­rios na­ci­o­nais e até mes­mo in­ter­na­cio­nais de­vi­do aos ca­sos de vi­o­lên­cia. Nes­ses anos foram regis­trados ho­mi­cí­di­os pas­sio­nais com des­car­te de pe­da­ços do cor­po hu­ma­no, ci­rur­gi­as que re­sul­ta­ram em mor­te, pe­do­fi­lia e até mes­mo rou­bo e tro­ca de cri­an­ças em ma­ter­ni­da­des. 

 

Se­gun­do o pro­fes­sor de so­ci­o­lo­gia da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG) Di­ja­ci Da­vid de Oli­vei­ra, os cri­mes des­ta dé­ca­da con­ti­nuam os mes­mos da pas­sa­da e não exis­te for­ma de con­tro­lá-los, co­mo o ca­so da in­gle­sa es­quar­te­ja­da por Mo­ha­med Ali Car­va­lho. O sub­pro­cu­ra­dor-ge­ral de jus­ti­ça pa­ra as­sun­tos ad­mi­nis­tra­ti­vos, Fer­nan­do Vi­ggi­a­no, ex­pli­ca que sem­pre acon­te­ceram cri­mes no Es­ta­do, mas a fa­ci­li­da­de de co­mu­ni­ca­ção cau­sa­da prin­ci­pal­men­te pe­la in­ter­net ge­rou uma mai­or di­vul­ga­ção e, por  con­se­quên­cia, re­per­cus­são em to­do o Pa­ís e até no mun­do. 

 

O pro­fes­sor com­ple­men­ta que o nú­me­ro de ví­ti­mas do pe­drei­ro Adi­mar Je­sus da Sil­va, em Lu­zi­â­nia, po­de­ria ser me­nor se a po­lí­cia ti­ves­se uma mai­or per­cep­ção e ini­ci­a­do as in­ves­ti­ga­ções lo­go após o pri­mei­ro de­sa­pa­re­ci­men­to. “A men­ta­li­da­de da po­lí­cia de­ve ser mu­da­da, pa­ra agir em pre­ven­ção e não em in­ves­ti­ga­ção”, afirma. Vi­ggi­a­no con­cor­da com a ob­ser­va­ção do pro­fes­sor e des­ta­ca que o ser­vi­ço de in­ves­ti­ga­ção e in­te­li­gên­cia ain­da de­ve ser me­lho­ra­do em Go­i­ás. 

 

Vi­ggi­a­no des­ta­ca que nesta dé­ca­da a se­gu­ran­ça em Go­i­ás so­freu avan­ços, mas não po­de ser con­si­de­ra­da a me­lhor possí­vel. “Fal­ta en­si­no e pre­pa­ro pa­ra a li­da di­á­ria dos po­li­ci­ais, em es­pe­ci­al pa­ra área de in­ves­ti­ga­ção e in­te­li­gên­cia”, ex­pli­ca. Vi­ggi­a­no exem­pli­fi­ca com a atu­al si­tu­a­ção do Ins­ti­tu­to Mé­di­co Le­gal (IML), que em um ca­so ou ou­tro há tra­ba­lho de uso de DNA. 

 

O pro­fes­sor Di­ja­ci com­ple­men­ta que nos úl­ti­mos anos per­ce­be-se a im­plan­ta­ção em to­do o Pa­ís da po­lí­cia co­mu­ni­tá­ria, no Rio de Ja­nei­ro de­no­mi­na­da de Uni­da­de de Po­lí­cia Pa­ci­fi­ca­do­ra (UPP). Mas, pa­ra o so­ci­ó­lo­go, em Go­i­ás a po­lí­cia ain­da não tra­ba­lha com es­se le­ma. “An­ti­ga­men­te a po­pu­la­ção ca­ri­o­ca ti­nha me­do da po­lí­cia, mas ago­ra ela é vis­ta co­mo fon­te de apoio e aju­da, o que não é vis­to em Go­i­ás”, ex­pli­ca. O pro­fes­sor exem­pli­fi­ca que já ob­ser­vou aci­den­tes de trân­si­to e o po­li­ci­al que es­ta­va nas pro­xi­mi­da­des não aju­dou os en­vol­vi­dos a se en­ten­de­rem. “Após uma co­li­são, o con­du­tor fi­ca de­so­ri­en­ta­do e a po­lí­cia po­de­ria aju­dar a so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma. A po­lí­cia é a au­to­ri­da­de que ser­ve pa­ra aju­dar nes­se ca­so”, afirma. 

 

Ou­tra vi­são

A atu­al se­cre­tá­ria de Se­gu­ran­ça do Es­ta­do de Go­i­ás, Re­na­ta Cheim, ex­pli­cou que a po­si­ção ge­o­grá­fi­ca de Go­i­ás faz do Es­ta­do ro­ta de pas­sa­gem de trá­fi­co de dro­gas e de gran­des qua­dri­lhas, o que trans­for­ma o Es­ta­do em pon­to de gran­de cir­cu­la­ção de sus­pei­tos. Ela com­ple­men­ta que em to­dos os ca­sos de gran­de re­per­cus­são o Es­ta­do a­giu de for­ma exem­plar. “Não te­mos mais se­ques­tros e rou­bos a ban­co no Es­ta­do”, ana­li­sa. 

 

A se­cre­tá­ria en­trou pa­ra a Po­lí­cia Ci­vil em 2000 e atuou em de­le­ga­cias do in­te­ri­or e na ca­pi­tal. Ela des­ta­ca que nes­ta dé­ca­da viu a mo­der­ni­za­ção tan­to da Po­lí­cia Ci­vil e da Mi­li­tar, além de au­men­to de efe­ti­vo. Di­fe­ren­te­men­te do pro­fes­sor, Cheim afir­ma que a po­lí­cia es­tá mais ­fo­ca­da no tra­ba­lho hu­ma­no. “A Po­lí­cia Mi­li­tar (PM) há al­gum tem­po tem um mai­or vín­cu­lo so­ci­al com a po­pu­la­ção, já que o tra­ba­lho é vol­ta­do di­re­to pa­ra a co­mu­ni­da­de”, ex­pli­ca. 

 

Ca­sos de re­per­cus­são

Cheim des­ta­ca que em Go­i­ás, du­ran­te es­ta dé­ca­da, pou­cos ca­sos de cri­mes não ti­ve­ram ­so­lu­ção. Ci­ta o ca­so de Vil­ma Mar­tins, que rou­bou dois be­bês em ma­ter­ni­da­des e a po­lí­cia só con­se­guiu com­pro­var o cri­me após exa­me de DNA fei­to na pon­ta de um ci­gar­ro jo­ga­do pe­la sus­pei­ta. En­tre os sem so­lu­ção ain­da es­tá a lo­ca­li­za­ção do jo­vem Mu­ri­lo So­a­res Ro­dri­gues, 12, de­sa­pa­re­ci­do des­de 2004, e a morte da pu­bli­ci­tá­ria Polyan­na Ar­ru­da, em 2009. Ela ex­pli­ca que acei­tou o car­go, há cin­co me­s­es, pa­ra re­sol­ver pri­o­ri­ta­ria­men­te a mor­te da pu­bli­ci­tá­ria. “Já es­ta­mos ca­mi­nhan­do pa­ra a so­lu­ção”, afir­ma. 

 

A se­cre­tá­ria ex­pli­ca que a melhoria da in­ves­ti­ga­ção e o de­sen­vol­vi­men­to da tec­no­lo­gia na in­ves­ti­ga­ção se­rá fru­to de um fu­tu­ro pró­xi­mo. Ela des­ta­ca o au­men­to do in­ves­ti­men­to na área de se­gu­ran­ça de R$ 606 mi­lhões em 2006, pa­ra R$ 1,039 bi­lhão em 2010. 

 

A  vi­são da po­pu­la­ção

O pro­fes­sor Di­ja­ci afir­ma que a po­pu­la­ção go­i­a­ni­en­se ain­da não vê a po­lí­cia co­mo con­fi­á­vel de­vi­do a abor­da­gens vi­o­len­tas e até mes­mo de­sa­pa­re­ci­men­to, co­mo o es­tu­dan­te Mu­ri­lo, em 2004. O pro­fes­sor afir­ma que a men­ta­li­da­de po­li­ci­al lo­cal tem pa­ra­dig­mas. “O jo­vem é vis­to co­mo ir­res­pon­sá­vel e que se a in­ves­ti­ga­ção pe­lo de­sa­pa­re­ci­men­to ini­ci­ar ra­pi­da­men­te se­rá uma per­da de tem­po”, diz. 

 

O sub­pro­cu­ra­dor com­ple­men­ta que, quan­do mor­re al­gum ado­les­cen­te, a po­lí­cia ge­ral­men­te di­vul­ga que a ví­ti­ma era usu­á­ria de dro­ga. “Mas quem é o do­no da bo­ca? Quem man­dou a exe­cu­ção?”, ques­ti­o­na. Ela res­sal­ta co­mo mui­to im­por­tan­te a cons­ta­ta­ção de gru­pos de ex­ter­mí­nio em Go­i­ás, re­la­ci­o­na­dos com os ca­sos de de­sa­pa­re­ci­dos. 

 

Surgimento do crack

Nesta dé­ca­da tam­bém foi notado o sur­gi­men­to de ou­tras du­as dro­gas: a mer­la e o crack. De acor­do com a se­cre­tá­ria de Se­gu­ran­ça do Es­ta­do de Go­i­ás, Re­na­ta Cheim, a mer­la sur­giu no En­tor­no do Dis­tri­to Fe­de­ral (DF), em 2003 pa­ra 2004 e lo­go foi tro­ca­da pe­lo crack. “A mer­la ma­ta­va mui­to rá­pi­do e não te­ve acei­ta­ção em São Pau­lo e Rio de Ja­nei­ro”, diz. O crack en­trou no mer­ca­do em se­gui­da. “A pri­mei­ra apre­en­são da dro­ga foi em 2004”, diz. As du­as dro­gas são sub­pro­du­to da co­ca­í­na.