Governo integra ações de combate às drogas

Governo integra ações de combate às drogas

O governador Marconi Perillo participou esta manhã de reunião de trabalho para implantação em Goiás do Programa Interação,  que pretende unir várias áreas do governo estadual, do MP e de entidades civis no enfrentamento à dependência química e ao tráfico de drogas. A reunião aconteceu na sede do Ministério Público, com a presença dos secretários da Segurança Pública, João Furtado, e de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci. No próximo dia 5 de março será feito o lançamento estadual do programa, envolvendo todos os municípios goianos.

De acordo com o coordenador do Centro de Apoio dos Direitos Humanos e do Cidadão e responsável pela implantação do  Interação, promotor Maurício Alexandre Gebrim, o programa visa principalmente mobilizar toda a rede de entidades e órgãos ligados ao tratamento e combate ao uso de entorpecentes. O segundo é implementar ações de prevenção que envolvam o tratamento, a reabilitação e a reinserção social do usuário, além do  combate ao tráfico. “Hoje temos vários órgãos e entidades trabalhando de forma isolada. O que queremos é integrar essas ações”, explicou o coordenador.

Entre as principais propostas do programa está a criação de conselhos municipais de políticas sobre drogas em todos os municípios, capacitar os professores da rede pública estadual e municipal de ensino, ampliação doPrograma Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tanto na quantidade de municípios e alunos atendidos como no aumento da repressão ao crime de tráfico de drogas; E também na capacidade de comunidades terapêuticas.

Em março, inicia-se a capacitação de membros de comunidades terapêuticas, para ampliar as vagas de internação. O curso de 660 horas/aula é oferecido, inicialmente, a 80 pessoas, dois de cada entidade. É oferecido através de parceria entre a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Goiás), Universidade Federal de Goiás (UFG) e das Federações de Comunidades Matérias Terapêuticas, com recursos da Associação Goiana dos Municípios.

O governador Marconi Perillo disse que o Estado participa do Programa Interação como parceiro em todas as frentes de trabalho. Serão três frentes de trabalho, uma voltada para a prevenção, que envolve ações na área de educação e esportes; outra na recuperação de dependentes de álcool e drogas e,  por último, na repressão ao tráfico. O governador explicou que neste caso, a polícia de fronteira terá papel importante no combate a este crime.

O governador explicou ainda que já existe um diagnóstico pronto sobre a situação do uso e tráfico de entorpecentes em Goiás e que a partir de agora, o trabalho será feito no sentido de envolver todos os municípios goianos no programa, além das entidades da sociedade civil. Marconi destacou também a importância dos Centros de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeqs) na recuperação dos dependentes. “Essa ação conjunta do MP com o Governo do Estado, na minha opinião, trará excelentes resultados”, disse, ao destacar que na avaliação do MP,  a ação por si só representará uma redução de 30% na criminalidade.

O procurador Geral de Justiça, Benedito Torres, explica que o programa vai atuar em todas as áreas, bem como irá envolver o Governo Federal para ampliação dos leitos na área da saúde para tratamento do dependente, além de envolver os setores da educação em um trabalho de prevenção nas escolas. Benedito Torres explicou que o MP acumula seis meses de trabalho e planejamento e que o programa será gradativo e depende da participação da sociedade. “O problema das drogas é preocupante e atinge hoje grande parte das famílias em Goiás e no resto do mundo”, disse o procurador.