Carreira no campo e no câmpus

Carreira no campo e no câmpus

Tiago Irineu tem dupla jornada. O atleta é calouro de Ciências Econômicas na UFG. Conciliar os dois é desafio

Thiago Rabelo 28 de fevereiro de 2012 (terça-feira)

Há três anos, Tiago Irineu, de 20 anos, deixava Santa Helena, no interior do Estado, para ganhar a vida em Goiânia. Além do sonho de se tornar jogador de futebol, alimentou o desejo de construir uma carreira acadêmica. Em novembro, venceu a primeira batalha ao disputar um jogo, na Série B, pelo Vila Nova. Ontem, outra emoção, pois assistiu à primeira aula do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para conciliar as duas atividades, Tiago Irineu não terá vida fácil. Segunda-feira, devido ao jogo contra o Morrinhos, não pôde ir à universidade. Hoje e amanhã, faltará novamente, já que o Vila viaja nesta noite para Goianésia, onde enfrenta o time local na abertura do returno do Goianão.

O zagueiro universitário está ciente da situação, mas disse que isso não será novidade. “Minha vida sempre foi na base da superação. Ano passado, treinava de manhã, tinha cursinho à tarde e escola à noite para terminar o ensino médio. Para quem vem de baixo, não tem outra saída, tem de ser assim, cheio de desafios e dificuldades para vencer”, frisou o zagueiro.

Nos próximos dias, o jogador quer conversar com o diretor do curso de Ciências Econômicas da UFG para explicar a sua situação, já que em diversas datas não poderá assistir às aulas, devido aos jogos do Campeonato Goiano. A diretoria vilanovense prometeu apoiar o jogador, com o envio de documentos justificando as ausências enquanto estiver a serviço do clube.

Vários motivos levaram o atleta colorado a continuar os estudos e a decidir pelo curso de Ciências Econômicas. Uma delas foi a angústia de voltar para casa sem ter nenhuma vitória. “Não poderia voltar para Santa Helena de mãos abanando. Tinha de fazer algo para justificar a minha vinda para Goiânia. Ano passado, a situação estava ruim e eu pensei que não daria no futebol. Mas, depois, tudo mudou. Eu ganhei uma vaga no time e fui aprovado”, explicou.

Recém-contratado pelo Vila, o zagueiro César Gaúcho também apoiou Irineu. “O César veio conversar comigo e dar os parabéns. Ele disse que está com 33 anos e que não sabe o que vai fazer da vida daqui a uns anos. É bom receber esses conselhos. A vida de um jogador é muito curta e tem de ser bem administrada”, contou Tiago Irineu.