Vai uma história aí?

Vai uma história aí?

 

Diversos estudos mostram que o hábito da leitura deve ser despertado desde cedo por meio do exemplo dos pais e também dos educadores.
Felizmente no Brasil são muitas as iniciativas neste sentido, não só por parte do poder público mas também da iniciativa privada.
A mais recente delas vem da Fundação Itaú Social, que começou a distribuir mais de 2,2 milhões de livros para crianças em todo o País.
A diretora da entidade, Valéria Ricomini, conta que as obras serão enviadas a 3.272 instituições de Educação Infantil. Em Goiás 259 escolas públicas estaduais de 20 municípios receberão as 25.995 coleções.
Valéria explica que a distribuição dos livros é uma iniciativa do projeto Itaú Criança, que pretende garantir o cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Mas, segundo ela, o objetivo direto do projeto não é o público infantil, e sim o adulto. Eles são a principal referência da criança.
“Nosso propósito é incentivar os adultos a lerem para as crianças, contribuindo, assim, para o desenvolvimento educacional delas. Os livros tocam a criança. Eles trazem histórias que permitem que a criança estabeleça uma relação de proximidade com o adulto querido e que ela vá desenvolvendo o hábito de ler e o gosto pela leitura”, ressalta.
Ela destaca também que os professores são livres para usar os livros como quiserem. O kit inclui um guia de dicas para aproveitar melhor a leitura, mas não foi dada nenhuma qualificação ou orientação quanto ao uso.
“Nós fazemos as parcerias com as secretarias de Educação e elas fazem as articulação com os gestores para que esses disponibilizem os livros”, esclarece a diretora.

Como participar
Além da distribuição nas escolas, as famílias e demais interessados pelos títulos podem solicitar a coleção pela internet através do site www. itau.com.br/itaucriança.
É preciso preencher um cadastro e indicar o endereço de entrega da coleção. Valéria diz que qualquer pessoa pode solicitar os livros, mas só será distribuído um kit por CPF.
A entrega, no entanto, está sujeita a disponibilidade de estoque. A diretora ressalta que os livros são distribuídos de forma a estimular os adultos a lerem para as crianças, e não para outro fim.
“A partir do momento em que a pessoa tem o trabalho de acessar a internet e solicitar o kit, a premissa é de que tem interesse em participar”, destaca.


Títulos da coleção

* Chapeuzinho Amarelo - Chico Buarque
* Adivinha Quanto eu te Amo - Sam McBratney
* A Festa no céu - Ângela Lago


Encontro

Literatura

A bibliotecária e educadora colombinada Silvia Castrillón (foto) tornou-se conhecida e respeitada por sua luta pela implantação de políticas públicas de promoção à leitura e escrita.
Nesta terça, 6, Silvia estará em Goiânia para lançar o livro O Direito de ler e Escrever e para participar de uma mesa redonda sobre o tema. O evento será realizado no auditório da biblioteca da UFG, no Campus Samambaia, e está sendo promovido pela Editora da UFG.

Esporte

Infantil e juvenil

Crianças e jovens de 7 a 16 anos já podem se inscrever em uma das seis modalidades esportivas (natação, futsal, futebol de campo e de areia, vôlei capoeira e tae kwon do) oferecidas pelo Centro Olímpico de Aparecida de Goiânia.
Para os adultos são oferecidas as opções de natação, hidroginástica, caminhada orientada e ginástica localizada. As atividades são oferecidas nos três períodos e são gratuitas. Outras informações: (62) 3248.6486.