A certeza da relatividade

A certeza da relatividade

Quem é mais poderoso: o tijolo ou o vidro? Se você respondeu o tijolo, pode até estar certo, mas não se esqueça de que tudo nessa vida é relativo. Essa teoria também é defendida pela escritora goiana Adelice da Silveira Barros em seu mais novo livro: Tijolo e Vidro & Outras Histórias.
A autora, que também é pedagoga, já conquistou vários prêmios com seus contos e romances e fez muito sucesso com o público juvenil, tendo, inclusive, um de seus livros (Um Jeito Torto de vir ao Mundo) indicado aos vestibulares da UFG, UEG e UCG (hoje PUC).
Mas é com o livro Tijolo e Vidro & Outras Histórias que Adelice estreia em um novo gênero literário: a novela. Para ela, essa foi uma forma de variar o estilo. “Eu já tenho alguns romances e contos e senti uma vontade de tentar outra modalidade,” comenta.
O livro reúne quatro novelas, que, segundo a autora, embora pareçam distintas, possuem elementos de afinidade entre si. O tema são as tragédias, tanto sociais quanto emocionais.
Eventos como a queda do avião da TAM próximo ao aeroporto de Congonhas e a explosão das Torres Gêmeas, em Nova York, e ainda uma adolescente em meio às dúvidas e confusões de sua idade, fazem parte do enredo da obra.
As novelas são fragmentadas e carregadas de metáforas. “Tudo ali é muito complexo, muito quebrado. Isso é também a volta da realidade, que é muito complexa, e as pessoas não estão conseguindo se encontrar com muita facilidade”, explica a autora.

Frágil e rústico
De acordo com ela, o livro mostra que nada está definido em nossas vidas. “Se a gente começar pelo título - Tijolo e Vidro - tem-se a impressão que é uma coisa muita definida: a rusticidade do tijolo contra a fragilidade do vidro. No entanto, o embate entre eles vai acarretar na quebra do vidro e, a partir desse momento, ele pode se transformar numa arma muito poderosa. Isso, na verdade, trata-se da dualidade das coisas, da não certeza, de que tudo pode ser diferente do aspecto inicial”, ressalta.
Embora Adelice tenha focado o conteúdo de seu livro mais no leitor adulto, ela acredita que a obra pode agradar também ao público juvenil. “Um jovem tem que aprender a ler literatura adulta, não pode ficar só nessa de literatura juvenil. Por isso acho que esse livro pode ser lido por jovens a partir dos 15 anos, mas não sou eu que vou analisar isso, são os professores”, propõe ela.
A data para o lançamento que marca a estreia da escritora em novo estilo foi escolhida a dedo. Será na próxima quarta, 8, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. Em tempo: a publicação chega ao mercado pela Canone Editorial.


Agende-se

* O quê? Lançamento do livro Tijolo e Vidro & Outras Histórias
* Onde? Sesc Centro (Rua 19, nº 260)
* Quando? 8 de março, às 20 horas Entrada franca