Prefeito e secretário de Saúde apresentam convênio para gestão da Maternidade Dona Íris

Prefeito e secretário de Saúde apresentam convênio para gestão da Maternidade Dona Íris

 

O prefeito de Goiânia Paulo Garcia, o secretário de Saúde, Elias Rassi Neto e vereadores da Câmara Municipal visitaram, hoje pela manhã, as obras do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Íris. A visita teve por objetivo a apresentação do projeto de lei que regulamenta o convênio entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde(SMS), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (FUNDAHC).

O convênio viabilizará a gestão da unidade com maior qualidade dos serviços para os usuários do SUS, além do desenvolvimento de pesquisa, extensão, ensino e formação na área da saúde. Durante o evento, o prefeito Paulo Garcia ressaltou a importância da parceria para a melhoria da assistência em saúde da rede pública.

Para o secretário de Saúde, Elias Rassi Neto, o funcionamento da nova Unidade vai possibilitar a ampliação da oferta do serviço de obstetrícia e maior agilidade no atendimento. “Eu sinto que isso permitirá uma autonomia às Unidades desse perfil e um funcionamento mais ágil, isento dos problemas comuns das unidades hospitalares”, afirma.

Esse modelo de gestão preconiza como responsabilidade da prefeitura a definição das políticas públicas de saúde e funcionamento interno do hospital. A universidade trabalhará na promoção e estimulação das atividades acadêmicas na área de saúde dentro da maternidade. Enquanto a FUNDAHC participará da gestão dos recursos humanos, insumos, materiais e compras.

Segundo Sandramara Matias Chaves, pró-reitora de graduação da UFG, o convênio “é uma possibilidade rica, especialmente para a Universidade no sentido de ter o Hospital da Mulher e Maternidade Dona Íris como um campo para o desenvolvimento de várias atividades aqui da área da saúde”.

Serviços

A SMS investiu cerca de 40 milhões de reais na construção e aparelhamento do hospital. A maternidade oferecerá 103 leitos, além de serviços como procedimentos cirúrgicos, partos, atendimento a mulheres vítimas de violência sexual, ambulatórios para método canguru, mamografia e prevenção de câncer de mama, dentre outros.