Polo da UAB de Votuporanga disponibiliza 12 cursos gratuitos

Polo da UAB de Votuporanga disponibiliza 12 cursos gratuitos

 

A Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, entregou na última sexta-feira (9/3), a unidade local do Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) totalmente reformulada de acordo com as exigências do MEC (Ministério da Educação) e seguindo as normas de acessibilidade exigidas por lei. 

Atualmente, o Polo UAB de Votuporanga disponibiliza 12 cursos gratuitos, entre eles: Administração Pública (bacharelado); Gestão Pública; Gestão Pública Municipal; Gestão Pública em Saúde; Cuidado Pré-Natal; Implementação, Planejamento e Gestão da Educação a Distância (EAD); Tecnologias Aplicadas no Ensino a Biologia; Metodologia do Ensino Fundamental; Gênero e Diversidade na Escola. “Quando o Polo começou não tínhamos 200 alunos, hoje, temos mais de 1,1 mil alunos matriculados nos cursos da UAB de Votuporanga. Alunos estes não somente de Votuporanga, mas de toda a região e até de outros Estados”, enfatizou o prefeito Junior Marão. O Polo ainda sedia cursos de formação continuada para funcionários da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga e das demais secretarias da administração pública municipal. 

Na ocasião, o prefeito ainda destacou a parceria do Polo UAB de Votuporanga com grandes universidades, como: UNESP (Universidade Estadual Paulista), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFF (Universidade Federal Fluminense), UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). “Trata-se de um projeto de democratização da Educação, que proporcionará que todo cidadão tenha acesso gratuito a um ensino superior de qualidade, chancelado pelas melhores universidades do país”, destacou. 

Após a reforma, o Polo passou a contar com: área de convivência, ateliê/sala de fantasias, cozinha, laboratórios de biologia e informática, quadra poliesportiva, salas de coordenação, leitura, de web conferência, de tutores, entre outras, num total de 1.621,82 m2 e um investimento de R$ 275 mil. “Em breve teremos aqui (no Polo UAB de Votuporanga) também o Centro de Formação Continuada para Professores. Uma referência para professores da rede municipal, estadual e particular de ensino”, enfatizou a secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi. 

O Polo UAB de Votuporanga começou a funcionar oficialmente em 2008, segundo o edital de seleção nº 01/2006/SEED/MEC, publicado no Diário Oficial da União, em 18 de outubro de 2006. O Polo fica na Rua Pernambuco, 1736 – Vila Muniz, ao lado do CSU “Antonia Bortolaia Breviglieri”.