Mais alunos devem fazer Enade 2012

Mais alunos devem fazer Enade 2012

Angélica Queiroz

 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem uma mudança no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): em 2012, um maior número de universitários terão que fazer a prova. Além dos estudantes que devem se formar até o final do ano, também participarão aqueles que terminarão o curso até agosto de 2013, e os que tiverem concluído, até o término das inscrições, mais de 80% da carga horária mínima do currículo. A medida pretende evitar que instituições fraudem o exame selecionando apenas os melhores alunos para conseguirem notas altas na avaliação.

 

Para o MEC, a mudança vai inibir a prática de manipulação dos estudantes, já que todos os alunos concluintes do semestre no qual a prova é feita e do próximo semestre terão que fazer a prova. Neste ano serão avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Turismo e habilitações em tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

 

Segundo a pró-reitora de graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandramara Chaves, essa mudança amplia o leque de avaliação do exame, à medida que aumenta o percentual de alunos realizando a prova e, dessa forma, conseguirá obter maior visão do curso e da universidade avaliados. Ela ressalta que a UFG se preocupa com a qualidade do ensino e que o Enade reflete isso. “Para nós, não muda muito porque inscrevemos todos os alunos que estão dentro do previsto pela portaria”, explica.

 

Impacto

Para a pró-reitora de graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Sônia Margarida Gomes, a mudança não vai causar grandes impactos em universidades sérias. “Se servir para organizar e dar mais legitimidade ao sistema, é uma mudança boa. Mas se for apenas mais uma estratégia para tentar conter as fraudes, as instituições sérias serão penalizadas pelas que não são, em função do aumento do trabalho.” No entanto, ela ressalta que só será possível avaliar as consequências da nova regra após seu detalhamento, com o lançamento do manual do Enade 2012 em junho.

 

A pró-reitora da PUC-GO ressalta que o MEC precisa fazer outras mudanças no Enade, como responsabilizar os alunos por suas notas. “Os alunos fazem o Enade desmotivados e não têm nenhuma responsabilidade sobre a nota. A instituição é que é prejudicada. Se a nota do Enade fosse para o currículo, aí sim seria uma mudança significativa e uma boa notícia.” Segundo Sônia, o MEC tem que buscar novas estratégias de acompanhamento para fazer do Enade de fato um exame sério.

 

A estudante do 7º período de Jornalismo na UFG, Myla Alves da Silva, deve ser uma das selecionadas para fazer o Enade 2012. Ela acredita que, com a mudança, vai ficar mais difícil burlar o exame, mas não sabe se efetivamente essas fraudes serão coibidas. “Eu acredito que a inclusão de mais alunos na realização da prova do Enade é uma boa tentativa do MEC para evitar fraude nas provas, mas tenho minhas dúvidas quanto à sua eficácia diante do exemplo das provas do Enem, que sempre passam por mudanças e, no fim das contas, acabam sempre sendo fraudadas”, comenta a estudante.

 

O Enade é uma prova que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. No dia 1º de junho será lançado o manual do Enade 2012, com instrumentos para que as instituições de ensino superior possam inscrever os estudantes habilitados a fazer o exame e as mudanças publicadas ontem pelo MEC, no Diário Oficial da União (DOE). A inscrição será feita pela internet entre os dias 16 de julho e 17 de agosto. A lista de inscritos será divulgada entre 21 e 31 de agosto, para que as instituições de ensino superior possam fazer as retificações necessárias. Entre 15 de outubro e 18 de novembro, os universitários inscritos deverão preencher, pela internet, um questionário obrigatório. A prova do Enade será aplicada no dia 18 de novembro.