Saúde Mental debate redução de danos em Goiânia

Saúde Mental debate redução de danos em Goiânia

Durante dois dias, profissionais da área vão participar de um seminário que traz a discussão sobre o papel das instituições públicas

Gilberto G. Pereira

 

Nestas quinta e sexta-feira, 22 e 23, será realizado o primeiro Seminário Pet Saúde Mental UFG/SMS – redução de danos como estratégia de cuidado do usuário de drogas: caminhos e perspectivas, no auditório da Câmara Municipal de Goiânia.
O evento tem vários objetivos, entre eles o de abrir um espaço para discutir as fragilidades da política nacional sobre o assunto e o papel das universidades públicas neste debate. Outra intenção do seminário é ampliar a discussão sobre a redução de danos como estratégia fundamental no cuidado com os usuários de drogas, na perspectiva psicossocial.
O debate que será dividido entre Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Federal de Goiás vai contar com a presença do reitor da UFG, Edvard Madureira Brasil, que fará a abertura do evento, na quinta-feira, 22, com a conferência “A redução de danos no tratamento das toximanias”, com o psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo, Dartiu Xavier da Silveira.
Nesse mesmo dia, haverá também uma mesa redonda com a participação do secretário municipal de Saúde de Goiânia, Elias Rassi Neto e o psiquiatra da Casa Caps Ad, Rondon de Castro, com mediação da assistente social Eulange de souza.
Na sexta-feira, 23, haverá outra mesa redonda “Construindo a intersetorialidade em redução de danos”, com a participação de Dartiu Xavier da Silveira, a enfermeira Camila Cardoso Caixeta, o redutor de Danos do Consultório de Rua de Goiânia, Elandias Bezerra Souza, e o presidente da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal, Edemundo Dias de oliveira Filho.
No período da tarde, o evento oferece uma oficina intitulada “Roda de experiências do Pet Saúde Mental UFG/SMS”, cujo público-alvo são monitores, preceptores, tutores, servidores e professores colaboradores do Pet Saúde Mental.

Engajamento
A oficina será realizada no auditório do Centro de Aulas do setor Universitário, o IPTSP e a Faculdade de Educação da UFG. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (62) 3209-6180, ou pelo e-mail
seminariopetsaudemental@hotmail.com. As vagas são limitadas.
Entre as propostas do seminário, que será realizado pelo Pet Saúde Mental, Consultório de Rua de Goiânia, CASA e Girassol, está a de lembrar o compromisso que as instituições de Ensino Superior têm com o Sistema Único de saúde (SUS). Segundo seus realizadores, as universidades públicos têm de formar sujeitos socialmente engajados, e só conseguirá esse propósito se passar a conviver cotidianamente com as experiências vividas pelo modelo psicossocial.
Neste sentido, os profissionais engajados na luta antimanicomial, dentro, portanto, do movimento psicossocial, querem que a universidade reconheça mais de perto as práticas do movimento. Entre os projetos que já existem nesse linha há o Pet Saúde Mental – Crack/ Álcool da UFG.
O projeto propõe uma universidade mais participativa nos cenários da prática extra-hospitalar, com metodologias ativas, colocando seus alunos da área de saúde e afins, como assistência social, psicologia e odontologia, dentro dessas vivências. Para tanto, deveria haver uma mudança no modelo de aprendizagem em saúde.
“Assim, a UFG reconhece que estes programas são dispositivos fundamentais para apoiar as mudanças institucionais que favoreçam a agregação, integração e articulação entre os cursos, serviços de saúde e a comunidade”, diz o texto de divulgação do evento.


Outros objetivos do seminário

    * Propiciar um espaço de experiências voltadas para a questão do uso de álcool e outras drogas entre Goiás e outros estados brasileiros.
    * Discutir o papel da universidade na assistência aos usuários de álcool e outras drogas
    * Expor as experiências adquiridas durante o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde – Pet Saúde Mental UFG/SMS Goiânia
    * Avaliar e refletir com os participantes do seminário os resultados, ganhos e fragilidades no processo de construção e execução deste projeto.