MEC aperta o cerco

MEC aperta o cerco

Além dos alunos que irão se formar até o final do ano, Enade 2012 inclui também estudantes que concluirão o curso até julho de 2013

Raphaela Ferro

 

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial do dia 15 de março os detalhes que pautarão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2012.
Um dia antes, na Câmara dos Deputados, o ministro Aloizio Mercadante anunciou algumas mudanças para a próxima edição do exame, que desde 2004 avalia a qualidade do ensino ofertado pelas instituições públicas e privadas de Ensino Superior.
O objetivo, segundo ele, é evitar possíveis fraudes. As alterações, no entanto, não são drásticas. Ficou definido que, a partir de agora, o número de alunos que deverá passar pela avaliação será maior.
Isso porque a avaliação será estendida também aos alunos do penúltimo semestre de cada curso e não estará mais restrita apenas aos do último semestre.
“O que o Inep fez foi incluir aqueles estudantes que concluem o curso até julho de 2013 e, assim, houve um aumento no número de alunos que farão o Enade”, explica a pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandramara Matias Chaves.
Ela concorda que as mudanças não tão significativas. “Nós, por exemplo, inscrevemos todos os alunos que estão dentro do previsto, que é o que toda instituição deveria fazer”, afirma.
Para aquelas que fogem desse compromisso, Sandramara não sabe dizer se a ampliação da margem de alunos participantes poderá coagi-las. “O que eu acredito que deve acontecer é as instituições inscreverem todos os seus estudantes que estão aptos dentro daquilo que está previsto em lei”, acrescenta.
A pró-reitora enfatiza que não deveria haver receio por parte das instituições quanto a isso. “É claro que o resultado desse desempenho é o reflexo da formação promovida pela própria instituição.”

Barrados na prova
As alterações nas regras do Enade foram anunciadas pelo MEC 15 dias após a denúncia de que a Universidade Paulista (Unip) estaria selecionando seus melhores alunos para fazer o exame.
A instituição estaria restringindo a participação dos estudantes com baixo desempenho e mantendo as notas desses alunos em aberto até terminar o prazo de inscrição ao Enade. Assim, os universitários com menor aproveitamento não completavam a carga horária e não podiam participavam.
A direção da universidade nega as acusações. Em entrevista à Agência Brasil, a vice-reitora da instituição, Marília Ancona, afirmou que os bons resultados se justificam devido à implantação de uma comissão de avaliação desde 2008.
No início deste mês, o MEC encaminhou à instituição um pedido de explicações, mas ainda não foram divulgados os desdobramentos dessa ação.


Cursos sob avaliação

O manual do Enade 2012 será divulgado até o dia 1º de junho. As instituições de Ensino Superior terão de 16 de julho a 17 de agosto para inscrever todos os estudantes habilitados a participar da prova. Confira a relação dos cursos que serão avaliados este ano:

Bacharelados
Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo

Tecnológicos
Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais


Revista

Saberes universitários

De caráter multidisciplinar, a revista eletrônica Sapiência já está no ar. A publicação reúne artigos das mais diversas áreas assinados por professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Iporá.
A revista é semestral e contribui para a divulgação das experiências e práticas pedagógicas realizadas pelos docentes junto aos alunos da unidade universitária. Para conhecer acesse o site
www.revsapiencia.ipora.ueg.br.

Seminário

Síndrome de down

Para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, o Departamento de Fonoaudiologia da PUC Goiás e a Associação das Pessoas com Síndrome de Down (Asdown) promovem nesta quarta, 21, um seminário multiprofissional sobre o tema. O encontro será realizado das 8 às 16 horas no auditório da Área 2.
Pela manhã serão ministradas palestras abordando os direitos das pessoas com necessidades especiais e à tarde oficinas de integração e socialização por meio do teatro, fotografia, gastronomia e capoeira. Inscrições a R$10. Contatos com os organizadores pelo telefone (62) 3946.1196.