Goianos escolhidos para estágio

Goianos escolhidos para estágio

Estudantes do curso de Ciência da Computação da UFG vão passar três meses na sede da rede social

Camila Blumenschein

 

Muito estudo e determinação. Estes foram dois requisitos imprescindíveis para que os alunos do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo Cézar Pereira Costa, de 21 anos, Wisllay Martins Vítrio dos Santos, de 20 anos, e André Augusto Miranda da Silva, de 20, conquistassem a oportunidade dos sonhos de muitos estudantes da área de programação do Brasil. O três estão praticamente de malas prontas para embarcar para a cidade de Menlo Park, na Califórnia (EUA), onde irão estagiar na sede da rede social Facebook.

Paulo Cézar e Wisllay integraram a mesma equipe que representou o Instituto de Informática (INF/UFG) na final brasileira da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). André também participou da Maratona, mas fez parte de outra equipe. Segundo os estudantes, a participação e preparação para a Maratona foi fundamental para que tivessem um bom desempenho nas etapas do processo de seleção realizado pelos funcionários do Facebook na busca por estagiários. “Tiramos as entrevistas de letra porque os testes eram muito parecidos com o que já estamos acostumados a fazer para a Maratona”, disse Paulo Cézar.

O estudante conta que o Facebook possui funcionários, chamados de recrutadores, que são responsáveis por procurar jovens em todo o mundo para estagiar na área de programação da empresa. “Esses recrutadores ficam de olho nas competições de programação que acontecem nas universidades. Como tivemos um bom desempenho na etapa regional da Maratona de Programação, eles nos encontraram e nos convidaram para participar da seleção”, conta.

O convite foi feito por e-mail. “Fiquei muito surpreso quando vi o e-mail. Sabíamos que tínhamos feito um bom trabalho na Maratona, mas nunca imaginamos que seríamos convidados para o processo seletivo de uma empresa do porte do Facebook”, ressalta Paulo Cézar. Convite aceito, começaram então as entrevistas por telefone e via Skype, feitas por funcionários da equipe de desenvolvedores do Facebook.

Os estudantes tiveram de resolver problemas de programação durante as entrevistas, o que não era nenhuma novidade para eles. Algum tempo depois receberam a tão esperada notícia: vão estagiar durante três meses na sede do Facebook junto com a equipe que desenvolve os sistemas da rede social, receberão uma bolsa de substancial valor, além de terem as despesas com passagens de ida e volta, hospedagem, alimentação, lavanderia, computadores e telefones celulares pagas pela empresa. “Estou feliz demais! Fiquei até mudo quando recebi a notícia. É uma conquista e tanto que veio depois de muito esforço e trabalho”, declara Paulo Cézar.

Os jovens embarcam para a Califórnia no início de junho e irão morar com estudantes de outras partes do mundo como Canadá, Rússia e China, em apartamentos corporativos, conforme conta Wisllay. “Vai ser ótimo, pois além de aprendermos muito vamos trocar experiências com os outros estagiários de países diferentes”, fala. Os alunos já entraram em contato com outros estudantes por meio de um fórum criado na internet.

Wisllay conta que ficou extremamente ansioso até a chegada do resultado, que veio depois do de Paulo Cézar. “É uma oportunidade que não se vê por aí todos os dias. Vai ser uma experiência incrível. Agora que passou a espera estou tranquilo”, disse. André Augusto foi o último a receber a boa notícia. Ele também participou mais tarde do processo seletivo, pois foi indicado por Paulo Cézar. Enquanto o resultado de Paulo e Wisllay saiu em novembro do ano passado, o dele só veio agora no início de março. “Além de ter feito as entrevistas mais tarde a pessoa responsável por mim teve alguns problemas. Mas o que importa é que deu certo e que vou poder fazer o estágio”, acentua.

Segundo os estudantes, durante o estágio eles serão avaliados pela equipe do Facebook e poderão ser contratados para trabalharem na empresa definitivamente. “Mesmo que não sejamos contratados, o estágio será uma oportunidade ótima, vamos ganhar muito conhecimento e notoriedade”, diz André.

Qualquer estudante pode se inscrever no processo de seleção do Facebook que, em resumo, consiste de uma entrevista com uma profissional da área de recursos humanos quando é detalhado ao candidato o processo de seleção e discutido o currículo e o perfil do candidato. Em seguida, são realizadas entrevistas técnicas com engenheiros de software do Facebook. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos endereços: www.facebook.com/puzzles e www.facebook.com/internships.