Senado homenageia boas práticas de inclusão social

Senado homenageia boas práticas de inclusão social

 

O Congresso comemorou na manhã desta quarta-feira a instituição do dia 21 de março, como dia Dia Internacional da Síndrome de Down. Durante o evento foram anunciadas medidas concretas no avanço à inclusão e melhoria da qualidade de vida dos portadores da deficiência, como o lançamento do protocolo clínico para a Síndrome de Down e a criação do portal Movimento Down.

A cerimônia contou com a participação de ministros, parlamentares, pessoas portadoras da síndrome, familiares, além de homenageados por ações em favor da inclusão dos portadores da síndrome. O vice-presidente editorial das Organizações Globo, João Roberto Marinho, recebeu, do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a homenagem feita às Organizações pelo trabalho relacionado a temas de responsabilidade social. Também foram homenageados portadores da síndrome, como Kalill Assis Tavares, jovem aprovado para o curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e o diretor de conteúdo do portal Movimento Down, Breno Viola.

O senador Lindbegh Farias (PT-RJ) e o deputado Romário (PSB-RJ), que possuem filhas portadoras da síndrome, empolgaram os participantes do evento, ao relatar a experiência e a alegria de conviver com pessoas tão especiais. Lindbergh destacou a importância da criação do protocolo de saúde.

- Muitos profissionais da saúde não sabem que 60% dos portadores da síndrome nascem com problemas cardíacos. O protocolo prevê todos os portadores terão acesso a ecocardiograma para detectar precocemente o problema. Também haverá um calendário diferenciado de imunização. É uma grande vitória. Com o protocola vamos melhorar muito a vida deles - disse Lindbergh.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante afirmou que o governo já investe para inclusão das crianças portadoras da síndrome nas escolas regulares. Segundo ele, em 2000, eram 81 mil crianças nas escolas e hoje, em 2012, são 558 mil nas escolas públicas. Mas que ainda há muito a fazer para que 378 mil crianças, carentes e comk deficiência, também tenho acesso ao ensino.

O senador Lindberhg fez questão de agradecer também às parcerias que contribuem para reduzir o preconceito e o estigma em torno da deficiência, citando ações das Organizações Globo, como a novela Páginas da Vida. O presidente do Senado, José Sarney, ao entregar o prêmio a João Roberto, destacou que ele segue a tradição do pai, Roberto Marinho, de defesa das grandes causas.

Em seu rápido discurso, João Roberto agradeceu a homenagem às Organizações Globo, ressaltando o trabalho do pai e também dos autores de novelas da TV Globo para a inclusão social.

- Eu queria fazer dois reconhecimentos aqui hoje. Uma a meu pai, Roberto Marinho, que ao longo de mais de 70 anos de trabalho diário, fundou duas gerações de profissionais comprometidos com a inclusão social, com o convívio dos diferentes, com estimular o Brasil com a ideia de que todos somos iguais independente de condição, de religião, de raça, enfim, de mostrar e estimular essa nação a dar um exemplo de um país diferente dos outros.

Antes da cerimônia, João Roberto, acompanhado do diretor de Relações Institucionais, Paulo Tonet, e do diretor da Central Globo de Comunicações, Luís Erlanger, foram recebidos em audiência pelo presidente José Sarney.