Carcaça será submetida a necropsia na UFG

Carcaça será submetida a necropsia na UFG

A causa da morte do camelo do Parque Zoológico de Goiânia será apontada após necropsia a ser realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG). O animal, da espécie Camelus bactrianus, morreu na madrugada de ontem, depois de apresentar problemas de saúde durante dois dias.

Em nota, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), à qual o zoo está jurisdicionado, informou que o camelo chegou ao parque em 1994, já adulto e pertencia a um circo. Ainda de acordo com a nota da agência, a expectativa de vida de animais desta espécie é de 22 anos. Estima-se que o bicho tinha 30 anos.

A Amma informa que os tratadores perceberam mudança no comportamento do camelo no dia 20. O animal não se levantava mais. Após coleta de sangue, veterinários do zoológico passaram a tratá-lo com antibióticos.

Em parceria com especialistas da UFG, o tratamento foi estendido: “Optou-se por elevar o animal com um jirau algumas vezes ao dia, foi passada sonda oral para verificar se havia alguma obstrução e manteve-se antibioticoterapia e soro intravenoso.” Apesar dos esforços para salvá-lo, o animal morreu durante a madrugada.

Também em nota, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informa que vai aguardar o resultado da necropsia para verificar a necessidade de algum procedimento.