Primeiro Espaço da Poesia de 2012 celebra mulheres com músicas, poesias e dança

Primeiro Espaço da Poesia de 2012 celebra mulheres com músicas, poesias e dança

Por Redação Pantanal News/FCMS

 

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza nesta sexta (30 de março) o primeiro Espaço da Poesia de 2012 com homenagens especiais as mulheres. O projeto, que conta com atrações musicais, cênicas e literárias acontece a partir das 19 horas, no terraço do Memorial da Cultura, com entrada franca. 

O Coral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul é quem abre o Espaço da Poesia. Com quatro anos de performances criativas, integra anualmente a programação da Cidade do Natal de Campo Grande. Possui diretriz temática com repertórios específicos em épocas de Festas Juninas, Festas de Primavera e Natalinas. 

Na sequência a União Brasileira dos Escritores homenageará as mulheres com declamação de poemas e uma crônica especial sobre o percurso feminino na literatura. Estão confirmadas declamações de Nildes Tristão Prieto, com "Dizem", Luzia Câmara Ozarias, com "Mulher ao Espelho", de Cecília Meireles e Melly Sena com "Nasci Mulher", além de poesias de outros literatos.

Formado em Campo Grande em 2007, o Litani – Grupo Árabe Brasileiro de Folclore & Dança do Ventre, cujo nome vem das águas de um rio do Líbano, apresenta em seguida as facetas da cultura árabe. Celebrará a sensualidade feminina representada pela dança do ventre, a alegria contagiante da Dabke, a graciosidade das mulheres árabes expressa no Saidi e no Khaliji e a influência espanhola do flamenco árabe. 

Com as irmãs Luciana no pandeiro, Renata no violão e Magally no cavaquinho, o Grupo Sampri apresenta a melhor tradição do samba brasileiro. Na batida do samba cativante do Sampri não existem ruins da cabeça ou doentes do pé. É impossível não se cativar com as músicas que celebram os clássicos, relembrando porque o ritmo e a melodia são sinônimos de Brasil. 

A Menina Passarinho 

Durante o Espaço da Poesia também acontece o lançamento do livro de Diane Valdez e Nancy Angelica, “A Menina Passarinha”. A publicação é fruto de uma primavera chuvosa no cerrado do Centro-Oeste. A idéia, segundo as autoras, veio voando mansamente e, com asas diversas, foi se arrumando no papel, juntando imagens e se transformando em livro. 

De forma lúdica, o livro conta a história de uma menina que nasceu embalada pela música, em uma terra de sons que nascem no balanço dos matos grossos. A guria pantaneira, quando pequena, gostava de imitar aves e de brincar com as notas musicais. Agora cantora reconhecida, Tetê Espíndola continua nos encantando, brincando com os sons e levando sua voz para todos os cantos. 

Diane Valdez é graduada em História pela UCDB, especialista em História da América Latina pela UFMS, mestra em História pela UFG (GO) e doutora em História e Filosofia da Educação pela Unicamp. É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, autora de livros didáticos de História para crianças (TO, DF e MS) e de publicações “Os três porquinhos caititus e o lobo guará” (2000 -1ª edição) e “Deu queimada no cerrado” (2005 - 1ª edição). 

Já a ilustradora Nancy Angélica é graduada em Artes Visuais e Comunicação Social – Jornalismo pela UFMS. É assessora de comunicação. Já atuou na educação como professora de artes na Rede Municipal de Ensino. Nas Artes Visuais participou da 3ª edição no Armazém Cultural - Exposição “Arte em Campo Grande”, além de ter exposto na Morada dos Baís, na mostra individual “Morena das Cores/2005”.