Criolo apresenta 'Nó Na Orelha' no projeto Música no Câmpus, em Goiás

Criolo apresenta 'Nó Na Orelha' no projeto Música no Câmpus, em Goiás

Show será nesta terça-feira (27), no Centro de Cultura e Eventos da UFG.
Rapper mistura ritmos como reggae, rap, afrobeat, MPB, soul e bolero

 

Adriano Zago Do G1 GO

Com letras que difundem o romantismo com a indignação dos problemas sociais no País, o rapper paulistano Criolo Doido retorna a Goiânia nesta terça-feira (27), onde realiza show no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), às 20h.

Acompanhado pelos músicos Daniel Ganjaman (teclados), Marcelo Cabral (baixo), Guilherme Held (guitarra), Maurício Alves (percussão), Thiago França (sax tenor e flauta), Hugo Hori (sax barítono), Gustavo Souza (trompete), DJ Dan Dan (voz) e Curumim (bateria), o cantor apresentará canções do premiado disco “Nó Na Orelha”.

Aos 36 anos, Criolo é considerado uma das principais revelações no cenário musical brasileiro nos últimos dois anos. Depois de criar a chamada “Rinha dos MC’s”, o frontman criado no Grajaú, zona sul de São Paulo, realizou mais de 50 apresentações em apenas sete meses após lançar o segundo disco intitulado de “Nó na Orelha”, que difunde samba, reggae, rap, afrobeat, MPB, funk, soul, blues e bolero na mesma sintonia.

Além disso, o álbum também lhe rendeu apresentações em Nova York, o “Prêmio Bravo!” de melhor show, Video Music Brasil (VMB), Artista Revelação, Melhor Música pela canção “Não existe amor em SP”, Disco do Ano e Revelação pelo júri da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), todos eles concedidos em 2011.

Trajeto

Porém, o filho de um metalúrgico e de uma benzedeira, começou no rap ainda no final da década de 1989. Com apenas 12 anos, Criolo começou a dar os primeiros passos no freestyle das rimas. Logo após a adolescência, ele chegou a trabalhar como educador, mas em 2006 realizou seu sonho de lançar o primeiro CD. Intitulado de “Ainda há tempo”, o álbum abriu as portas para Criolo se apresentar em exposições de grafite e fotografias.

E, após participar do programa Som Brasil Especial, que homenageava Vinícius de Moraes, o rapper acabou sendo indicado para o Prêmio Hutúz, mas não ficou em primeiro colocado. Porém, dois anos mais tarde ele conquistou os prêmios "Música do Ano" e "Personalidade do Ano" na 4ª edição do "O rap é compromisso", realizado em São Paulo (SP), cidade que é homenageada na principal canção do artista.

“Não Existe Amor Em SP”, que conta um pouco sobre o caos e o individualismo da maior cidade da América do Sul, abriu as portas para Criolo. Mas, músicas como "Subirusdoistiozin", “Bogotá”, “Linha de Frente” e “Freguês da Meia Noite” também contribuem na prospectiva carreira do rapper.

Serviço
Projeto Música no Câmpus com Criolo e banda
Local: Centro de Eventos e Cultura da UFG
Endereço: Campus Samambaia, no Setor Itatiaia
Data: Terça-feira (27)
Horário: 20 horas
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Vendas antecipadas: Livrarias da UFG / Unidades do Sesc / Tribo do Açaí / Hocus Pocus e Ambiente Skate Shop