Meio Ambiente >> Umberto Machado assume Secretaria de Meio Ambiente

Meio Ambiente >> Umberto Machado assume Secretaria de Meio Ambiente

Em solenidade realizada na manhã de hoje, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Leonardo Vilela transferiu o cargo de secretário estadual de Meio ambiente ao promotor de Justiça Umberto Machado de Oliveira. Para Umberto assumir como titular da Semarh é um desafio muito grande. “Nós vamos dar sequência às iniciativas que Vilela já deu para que tenhamos êxito”.

Umberto (foto) ressalta a sensação de ter recebido o convite do governador para assumir a Secretaria. “Senti-me muito honrado com o convite, porque antes de tudo, entendo que é uma deferência ao trabalho que o Ministério Público vem realizando na defesa do meio ambiente. Eu recebo isso como uma missão e vou procurar cumpri-la com todos os meus esforços”.

Umberto, além de fazer parte do MP desde 1992, também é professor efetivo da Faculdade de Direito da UFG, ex-professor da PUC-Goiás e autor de vários livros. Ele está concluindo doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal. O novo secretário afirma que vai dar continuidade às ações de Vilela neste processo de moralização e reestruturação interna do órgão e “agora inclusive com o apoio de uma consultoria de nível internacional dentro do Movimento Brasil Competitivo, em que nós vamos procurar otimizar os procedimentos administrativos internos para que haja celeridade e essa moralidade permaneça”.

Entre as ações que Umberto vai realizar ele citou  a criação de novos comitês de bacias hidrográficas, além da pretensão de intensificar o apoio às ações de despoluição do Rio Meia Ponte e a busca de parceiros. “Trabalharemos firmemente para um novo espaço físico para a Semarh e investimento expressivo em T.I. para dinamizar o funcionamento da Semarh”. Ele ressaltou que a meta prioritária em seu planejamento é dobrar a área de unidades de conservação em Goiás.

O novo secretário ainda comentou que vai aplicar o ICMS ecológico, sobre a instituição do Plano de Controle de Emissão de Poluentes. Ao fim do seu discurso, ele disse que as expectativas são grandes para junho, mês em que será realizada a Convenção Rio +20 e que o meio ambiente será o centro de discussão.

Agradecimentos e despedida de Vilela

Leonardo Vilela deixa o posto em razão da candidatura à prefeitura de Goiânia e retomará os trabalhos na Câmara Federal, como deputado federal, até o início das eleições. Hoje foi um dia de agradecimentos a todos que o apoiaram e o ajudaram para realizar várias ações na Semarh. Neste um ano e três meses em que Vilela foi titular da pasta, ele afirma que hoje deixa a secretaria com a sensação de dever cumprido.


“Contribuímos para avançarmos muito no resgate da imagem da secretaria. Reequipamos com instrumentos de trabalho, chamamos funcionários do concurso público, aumentamos as unidades de conservação, criamos os comitês de bacias hidrográficas, focando nas grandes políticas ambientais. Não tenho dúvida que Umberto vai continuar esse trabalho que só traz benefícios ao cidadão de Goiás”, conclui Leonardo Vilela.

Confira aqui entrevista com o novo secretário de Meio Ambiente, Umberto Machado.