Governo terá suporte de mapeamento tecnológico

Governo terá suporte de mapeamento tecnológico

 

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), o Sebrae e a Comunidade Tecnológica do Estado de Goiás (Comtec) finalizam projeto que irá mapear o setor tecnológico goiano. A pesquisa resultará em um relatório sobre as ações da área, desde as empresas que produzem software em Goiás até os cursos que formam profissionais de TI&C. Estes dados serão de fundamental importância para que o Programa Goiano de Parques Tecnológicos (PGTEC) implantado pela Sectec, possa estabelecer a quantas anda o cenário atual do setor no Estado.

Novidade no Estado, os parques têm o objetivo de promover a cultura da inovação, competitividade e capacitação empresarial, visando o incremento da geração de riqueza, a partir da agregação de empresas de base tecnológica e instituições de pesquisa e desenvolvimento, de natureza pública ou privada, que irão desenvolver atividades intensivas em ciência, tecnologia e inovação.

A atividade, que vem ganhando tanto destaque no governo, foi motivo da missão de uma comitiva de autoridades e representantes do setor que, nesse mês de março, visitou Parques Tecnológicos de sucesso em Portugal e na Espanha. Com integrantes da Secretaria da Indústria e Comércio (SIC), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Universidade Federal de Goiás (UFG), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Comtec, a Sectec realizou visitas ao Tagus Parque (Sociedade de Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia da Área Lisboa), ao Distrito  (Barcelona Activa) e ao Parque Tecnológico de Andaluzia (Málaga).

A Sectec foi representada pelo superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Jeferson de Castro Vieira, que destacou que o modelo que mais lhe agradou foi o de Málaga. “Lá a conexão entre academia, administração pública e entidades privadas é sensacional”, argumenta. Criado em 1992, o parque de Málaga possui mais de 562 empresas e instituições, emprega cerca de 15 mil pessoas e movimenta mais de 1,5 bilhões de euros anualmente.