TEDxUFG (Espalhando boas ideias)

TEDxUFG (Espalhando boas ideias)

 

Tecnologia, entretenimento e design são conceitos que ganham força e representatividade constantemente em todo o mundo. Juntas, essas três palavras formam um novo conceito: TED. Para quem nunca ouviu falar, essa sigla representa uma conferência que convida pensadores e ativistas a falar sobre suas grandes paixões.

O evento, que aconteceu pela primeira vez em 1984, nos Estados Unidos, trabalha com o conceito das “ideias que merecem ser espalhadas” e, por isso mesmo, também se espalhou ao redor do mundo por meio dos TEDx - eventos locais produzidos de maneira independente para dividir essa experiência e criar o que os próprios organizadores chamam de “revolução global”. A tal revolução pode ser comprovada em números: só em 2011, foram realizados mais 1600 eventos, em 118 países e contemplando 42 línguas. Fora o fato de que as palestras são feitas sem fins lucrativos e totalmente disponibilizadas na internet.

O Brasil não ficou de fora. Várias cidades já organizaram seus TEDx, como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, e Goiânia sedia, neste sábado, 31, o TEDxUFG, realizado em parceria com a UFG (Universidade Federal de Goiás). Esta já é a terceira vez que o evento ocorre na capital goiana, depois do TEDxGoiânia e o TEDxPUCGoiás.

Encabeçando a iniciativa está Taciano Messias Moraes, desenvolvedor web, membro da comunidade internacional do TED e co-organizador das duas edições anteriores. Em entrevista aoJornal Opção, ele explicou mais sobre como funciona a conferência e sobre o grande propósito desta edição.