Paço tenta virar o jogo

Paço tenta virar o jogo

Depois de sofrer desgaste com muitos atrasos, Paulo Garcia promete entrega de Zoológico, Maternidade Dona Iris e do Mutirama até junho

 

Depois de quase um ano sob fogo cerrado por conta de possíveis irregularidades na construção novo Parque Mutirama, o prefeito Paulo Garcia (PT) começa a emplacar uma agenda positiva à obra que seria a vitrine desse mandato e de sua campanha à reeleição. Nos últimos dias, o petista conseguiu reverter decisão negativa na Justiça, retomar as obras e, principalmente, voltar a estipular um novo cronograma de inaugurações.
Além do Mutirama, a agenda positiva do Paço Municipal para os próximos dias inclui a reabertura, finalmente, do Parque Zoológico, da Materni­dade Dona Iris e a conclusão do Eixo Uni­versitário. A expectativa é de que em abril duas dessas quatro obras sejam inauguradas pelo prefeito. E parte do restante seja entregue até junho, ainda dentro do prazo permitido pela legislação eleitoral para que Paulo Garcia possa participar da entrega e, com isso, capitalizar com as ações de olho na disputa eleitoral de outubro.
O Parque Zoológico deve ser entregue primeiro. Nesta semana, devem ser concluídas as obras e a previsão é de que os animais já possam ser transferidos para o local. “O Ibama já esteve no local e de seu parecer. O mesmo nós estamos esperado do Minis­tério Público”, afirma o secretário de governo municipal Samuel Belchior (PMDB), responsável por coordenar as obras da prefeitura. 
Samuel afirma que o Zoo­lógico deve ser reaberto gradualmente para que os animais possam se adaptar me­lhor ao ambiente. “O local deve receber alunos de uma es­­cola, depois de outra, gradativamente, até que os animais já estejam adaptados e aí possamos abrir para o público”, afirma. 
Em janeiro desse ano o cronograma da prefeitura era en­tregar a obra no final de fevereiro, como determinou o Minis­tério Público. No ano passado, a obra tinha como previsão de entrega o mês de outubro, data do aniversário de Goiânia, mas nesse período as obras estavam distantes de serem concluídas. Na época, tinha sido a terceira vez que a reabertura do parque havia sido adiada.
 A prefeitura já havia prometido a reinauguração para julho de 2010 e para janeiro de 2011. O parque foi interditado pelo Ibama em julho de 2009, depois da morte de vários animais. Somente no mês de setembro de 2011 dez animais morreram . Segundo a direção do Zoológico, existem atualmente 480 animais no plantel do parque.

Maternidade
A expectativa do Paço Mu­nicipal é que a Maternidade Dona Iris também seja entregue ainda este mês. A parte de infraestrutura da obra está praticamente concluída, em fase de acabamento. Essa etapa deve ser entregue na segunda quinzena de abril. “Os equipamentos estão na fase final de licitação e acreditamos que até um mês após a entrega do prédio nós faremos a inauguração já com os equipamentos devidamente instalados”, prevê Samuel Belchior.
No dia 12 de março, o prefeito esteve no local para fazer uma vistoria ao lado do secretário de Saúde, Elias Rassi, e estipulou o prazo de 60 dias para que o hospital completo fosse entregue. “As obras físicas estão em fase final e acreditamos que nas próximas três semanas devem ser concluídas”, disse Paulo Garcia, em entrevista coletiva.
Quanto aos equipamentos, Paulo Garcia disse que o processo está em fase de licitação e que deve demandar outras duas ou três semanas. No entanto, o prefeito diz que isso não impediria o funcionamento parcial da maternidade. “Penso que to­da a obra, em aproximadamente 45 dias, 60 dias, no máximo, mas isso não impede que o funcionamento parcial possa ter início”, ressalta o prefeito.
A obra já sofreu um atraso. Em maio do ano passado, ao anunciar um pacote de 20 medidas para a saúde, o prefeito chegou a sinalizar que entregaria a maternidade no aniversário de Goiânia, em outubro do mesmo ano. “Vamos fazer de tudo para inaugurar essa unidade ainda no dia 24 de outubro", disse à época Paulo Garcia em evento no auditório do 6° andar do Paço Municipal.
Durante a visita, o prefeito apresentou projeto de lei que regulamenta o convênio entre a Prefeitura, por meio da Se­cretaria Municipal de Saúde, a Universidade Fede­ral de Goiás (UFG) e a Fun­da­ção de Apoio ao Hospital das Clíni­cas (Fundahc). 
A parceria prevê que a UFG irá trabalhar na promoção e estimulação das atividades acadêmicas na área de saúde dentro da maternidade, en­quan­to a Fundahc participará da gestão dos recursos humanos, insumos, materiais e compras. A prefeitura está investindo cerca de R$ 40 milhões, com recursos próprios e do governo federal, na construção e aparelhamento do hospital.

Mutirama
É na obra do Mutirama que o Paço Municipal conseguiu reverter a maré de más notícias. No dia 24, sábado, o prefeito anunciou o reinício das obras, que abrangem o conjunto formado pelo parque temático, túnel e plataforma, paralisadas respectivamente, por liminar judicial e posição pessoal do prefeito Paulo Garcia. 
Com a decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Publica Municipal, Fabiano Abel, de suspender a liminar sobre o parque temático, concedida por ele mesmo em 16 de fevereiro, cerca de 500 funcionários municipais trabalham em ritmo de três turnos. A entrega dos brinquedos é a aposta para diluir os desgastes que a prefeitura sofre com a condução das obras de engenharia
Segundo a prefeitura, faltam 10% da parte de instalação dos brinquedos, de responsabilidade da empresa Astri Decorações, e a reurbanização do parque, que ficará por conta do Paço. “Achamos melhor assumir essa parte porque ficará mais barato para os cofres da prefeitura”, argumenta o secretário de Gover­no. No parque temático a prefeitura está investindo R$ 29 milhões, também com recursos próprios. 
No caso das obras de engenharia, durante visita ao parque temático, o prefeito Paulo Garcia informou que em um entendimento prévio entre Prefeitura e Ministério Público Federal (MPF) chegou-se a conclusão de ser necessário o término de um dos estágios da obra: as fundações que dão sustentação tanto ao túnel quanto a plataforma. “Com essa etapa concluída, acreditamos que é possível liberar o trânsito da Marginal Bota­fogo”, diz Samuel Belchior.
O secretário de governo diz que a entrega do parque temático está prevista para junho deste ano, o mesmo prazo para a desobstrução da marginal. “Queremos fazer a liberação do trânsito no local junto com a entrega dos brinquedos, se possível até antes”, diz Samuel. 
No caso das obras de engenharia, o secretário diz que mais 80% da fundação do túnel de 300 metros de extensão na Avenida Araguaia já estão concluídos. “Concluída essa parte, será rápido o termino da obra”, diz Samuel Bechior, que prevê a inauguração do túnel para este ano. Em janeiro, a previsão era que essa obra fosse entregue em junho. Em agosto do ano passado, início da construção, a previsão inicial era para março deste ano. 
O projeto prevê que o túnel permitirá a passagem livre da Avenida Paranaíba até a ponte de transposição do Córrego Botafogo. A pista da Avenida Araguaia será rebaixada para que, posteriormente, seja construída a passagem de nível (tú­nel) de interligação entre o Par­­que Mutirama e o Parque Bo­ta­fogo. Sobre o túnel serão realizados serviços de urbanização.
O secretário de governo explica que a prefeitura terminará as fundações da obra para que a marginal seja liberada, enquanto será dando continuidade a outras etapas. Uma delas é a implantação da plataforma com 100 metros de extensão por 100 metros de largura, que será feita de concreto pré-moldado por uma empresa fora do Estado. A pla­taforma fará a substituição da passarela existente e ligará os parques Botafogo e Vila Nova. 
Sobre o cronograma, a prefeitura abandonou a previsão de entrega da plataforma ainda este ano. Além dos atrasos, a obra sofreu com questionamentos da Controladoria Geral da União (CGU) e com a falta de recursos do governo federal depois que a Polícia Federal, em agosto do ano passado, prendeu 33 pessoas ligadas direta ou indiretamente ao Ministério do Turismo, durante uma operação contra o desvio de recursos públicos.
Samuel diz que Paulo Garcia continua a trabalhar junto ao governo federal para que sejam liberados os recursos federais para as duas obras. No entanto, não descarta a possibilidade da prefeitura entrar com recursos próprios para terminar as obras.
“O prefeito tem articulado em Brasília para liberar o dinheiro previsto para o túnel e a plataforma, mas caso isso fique muito difícil vamos terminar com recursos da própria prefeitura já que são obras importantes para a cidade”, conclui o secretário municipal de Governo.


Mutirama foi alvo de ação de Cachoeira

Apesar da agenda positiva que o prefeito Paulo Gar­cia conseguiu dar início para o Mutirama, a articulação política do Paço Mu­ni­ci­pal, em uma ação mal ex­plicada, acabou por envolver a obra no escândalo que do­mi­na o noticiário político em Goi­ás e no País. Um dos efeitos da ação: o chefe de ga­binete de Paulo Garcia, o médico Cairo de Freitas, dei­­xou na quinta-feira, 29, o cargo. 
Cairo pediu demissão depois de vir à tona a informação que teria participado de reuniões com o empresário Carlinhos Ca­choeira, preso pela Polícia Federal na Operação Mon­te Carlo, e vereadores da oposição para tratarem das obras do Mutirama. O encontro teria ocorrido na casa do vereador Santana Gomes (PSD), em agosto do ano passado.
A informação de que Cairo participou da reunião com Cachoeira no ano passado foi divulgada pelo vereador da oposição Elias Vaz (PSol) na sessão de terça-feira, 27. O parlamentar foi à tribuna responder matéria publicada no portal Brasil 247 qual aponta ele como “porta-voz” do em­pre­sá­rio no que o veículo de­nominou de “Bancada do Cachoeira”. Integraria esse grupo além de Elias e San­ta­na, os tucanos Geovane An­tônio e Maurício Beraldo.
Nos corredores da Casa, vereadores da oposição e da situação disseram que as informações repassadas ao site foram vazadas pelo secretário de Articulação Política, Osmar Magalhães. O petista vai acumular o cargo de Cairo de Freitas. 
Em discurso na tribuna e em entrevista à imprensa, Elias Vaz foi ao ataque. O vereador disse que Cachoei­ra foi à reunião a pedido de Cairo de Freitas e teria trabalhado como interlocutor do Paço. “Ele pediu que nós pegássemos mais leve para ter uma saída. Defendi que precisavam ser corrigidas as irregularidades, a prefeitura não corrigiu e um mês de­pois eu entrei com a ação popular”.
Elias Vaz lembrou que Cairo de Freitas e Cachoei­ra chegaram para a reunião no mesmo carro, confirmou que manteve contatos com Carlinhos Cachoeira e disse que não viu problema no empresário participar da reunião com vereadores da oposição. “Sempre conversei com ele. Fizemos uma discussão e ele fez um pedido que eu não atendi porque não resolveram o problema do Mutirama”, afirmou Elias.

Ingênuo
Em carta enviada para a imprensa, dois dias depois, Cairo de Freitas confirmou que participou da reunião com Cachoeira e vereadores por iniciativa própria em agosto do ano passado. “Reuni com os vereadores da oposição por minha iniciativa e determinação. Em nenhum momento recebi ordens ou fui orientado a participar dessa reunião por quem quer que seja”, disse.
Cairo disse que foi "in­gênuo" ao não perceber que este fato poderia ter uso po­lítico. “Entrego meu cargo para que essa artimanha não venha prejudicar uma gestão produtiva e transparente como a que está sendo efetivada pela Prefeitura de Goiânia”, justificou.

Ação da PF
O episódio revelou que o interesse de Cachoeira nas obras do Mutirama não se restringiu a reunião na casa do vereador Santana Go­mes. A reportagem do Brasil 247revela escutas feitas en­tre os dias 8 e 15 de agosto de 2011 nas quais mostram diálogo de Cachoeira com o delegado da Polícia Federal de Goiás Fernando Antônio Hereda Byron Filho.
O empresário do jogo do bicho pede ao delegado da PF que assuma inquérito so­bre a licitação do Muti­rama, enviada pelo Minis­tério Público Federal. No início de 2011, o MPF foi provocado por Elias Vaz por conta do processo licitatório, que teve como vencedor o empresa Warre Enge­nha­ria. No diálogo,  Cachoeira pe­de a Byron que assuma a presidência do inquérito e o delegado confirma que vai as­sumir o procedimento policial.