Governador anuncia integração do Estado à MetroGyn

Governador anuncia integração do Estado à MetroGyn

 

O governador Marconi Perillo anuncia amanhã a integração entre os órgãos do Governo do Estado e a Rede MetroGyn, às 11 horas, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Nesta primeira etapa, 14 sites do Estado serão conectados à MetroGyn, abrangendo 31 órgãos: Sectec, Sefaz, Segplan, Crer, Ipasgo, Goiasprev, Hugo, Semarh, Emater, Seagro, Oscar Niemeyer, Secretaria da Educação, Assembleia Legislativa, Detran, Fapeg  e ainda todos os 17 órgãos instalados no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além do Palácio das Esmeraldas. 

A MetroGyn é uma rede de altíssima velocidade destinada ao tráfego de dados, voz e vídeo. A Rede Metropolitana de Goiânia (MetroGyn) é coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e consolida-se em uma rede de fibra óptica própria, de 69 Km de extensão, interligando várias instituições de ensino, pesquisa e governos (Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia). A entrada do Estado no sistema vai assegurar eficiência e economia de recursos no processamento dos serviços públicos.

Nesta primeira etapa, 14 sites do Estado serão conectados à MetroGyn, abrangendo 31 órgãos: Sectec, Sefaz, Segplan, Crer, Ipasgo, Goiasprev, Hugo, Semarh, Emater, Seagro, Oscar Niemeyer, Secretaria da Educação, Assembleia Legislativa, Detran, Fapeg e ainda todos os 17 órgãos instalados no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além do Palácio das Esmeraldas. 

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (Sectec) é a representante oficial do Estado de Goiás perante o Comitê Técnico e Gestor da Rede. A Sectec tem a missão de inserir o Estado de Goiás na Rede MetroGyn. Em função disso, a Sectec celebrou convênio com a UFG, que coordena a rede em âmbito metropolitano, visando a integração efetiva de Goiás à Rede.

A MetroGyn integra o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), como iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, com a coordenação nacional da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O objetivo da Redecomep é promover a implantação de redes metropolitanas comunitárias em 27 cidades ao longo do território nacional.