Fiscalização encontra baratas e feijão vencido na merenda escola em VG

Fiscalização encontra baratas e feijão vencido na merenda escola em VG

Da Redação



Feijão vencido desde 2005, baratas andando em cima de alimentos armazenados, material de limpeza armazenado na cozinha e caixa d’água enferrujada foram algumas das irregularidades encontradas em 38 escolas municipais de Várzea Grande no mês de março.

As constatações foram feitas por uma equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Goiás (UFG). O relatório vai ser encaminhado ao governo federal.

A universidade faz parte do Centro Colaborador que tem parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), criado com o objetivo de contribuir para que as metas de Educação e Saúde sejam cumpridas no país.

A vistoria dos técnicos, acompanhada por membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), teve caráter orientativo. Entretanto, segundo informou a subsede Várzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/VG), das 38 escolas visitadas, todas estavam com mais de uma irregularidade que feriam as recomendações do Programa Nacional de Alimentação. Para o feijão com data de validade vencida desde 2005, encontrado em várias escolas, a justificativa dos responsáveis foi que teria ocorrido um erro no carimbo da data.

Mas os problemas na merenda escolar de Várzea Grande não param por aí. A lista de problemas inclui carne vermelha com muita química, falta de hipoclorito de sódio para higienizar frutas e verduras, baratas circulando entre os alimentos, pão com pouca durabilidade, pia com vazamento, botijão no interior da cozinha, falta de extintor de incêndio e problemas estruturais, como forro com umidade e sem manutenção.

Após as visitas, todas as irregularidades foram listadas e apresentadas para membros do executivo, Sintep/VG, CAE, diretores das escolas e outros representantes para elaboração de um Plano de Ação que deverá ser desenvolvido em seis meses, quando novamente membros do CECANE – UFG virão a Várzea Grande para vistoriar quais providências foram tomadas.