Blog do Nassif vincula TV goiana a bicheiro Carlinhos Cachoeira; emissora desmente

Blog do Nassif vincula TV goiana a bicheiro Carlinhos Cachoeira; emissora desmente

As relações de Carlos Cachoeira com empresas, políticos e personalidades em geral continuam vindo à tona. No último domingo (15/4), foi a vez do Blog do Luis Nassif fazer mais revelações sobre o caso. O post, porém, afetou negativamente uma emissora de TV de Goiânia que não possuía ligações com o contraventor, embora tenha sido incluída na denúncia.  

O post, assinado por uma jornalista sob o pseudônimo "Lobo Guará", diz que Cachoeira tinha um "império da comunicação” em Goiás, alegando que ele seria o comandante da TV UFG e do Canal 5 da NET em Goiânia; da rádio Anapolina Manchester e de um canal de TV em Caldas Novas. 

No entanto, a emissora UFG não possui ligações com o contraventor, o que foi afirmado, inclusive, pelo autor do texto, em correção à primeira nota publicada. "Não há nenhuma informação que mostre ligação da TV UFG com Cachoeira. Fica a ressalva aqui", diz "Lobo Guará".

O autor do texto explicou que as informações da relação do contraventor com os outros veículos citados são oriundos de trechos de transcrições de conversas telefônicas envolvendo as empresas de jornalismo e jornalistas goianos.

 

Embora a TV UFG não seja citada nesses documentos, a notícia de seu envolvimento com Cachoeira foi mantida no ar e apenas a observação citada foi incluída no texto. 
 
Em nota, a emissora de Goiânia rechaçou a publicação. "Repudiamos a divulgação desta notícia e afirmamos o nosso compromisso com a comunicação pública, educativa, cultural, de qualidade, socialmente referenciada e independente do poder econômico, político ou ideológico", diz o comunicado. 
 
Alegando que teve sua imagem prejudicada, a TV UFG acusa a notícia de ser generalista. "Pensamos ser temerária a afirmação de que todos os veículos e jornalistas goianos estão envolvidos nesta questão. As generalizações são sempre perigosas, acabam distorcendo a realidade dos fatos e prejudicando instituições sérias e comprometidas com a ética jornalística e com a comunicação pública."
 
À IMPRENSA, Luis Nassif comentou a repercussão do post em seu blog. Ele afirma não ter retirado a matéria que prejudicava a emissora, porque não havia como fazer a retratação. "Se eu retiro a matéria do ar, não posso corrigir o erro. Vou corrigir em cima do que?". 
 
Nassif lembra, ainda, que publicou o comentário de Rosana Maria Ribeiro Borges, gerente da TV UFG, que esclarece a ausência de ligação entre a emissora e Carlinhos Cachoeira.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves