Professores e alunos acompanham expansão da Universidade Federal de Goiás

Professores e alunos acompanham expansão da Universidade Federal de Goiás

 

Professores e alunos acompanham expansão da Universidade Federal de Goiás 
 

Ações de programa de apoio às universidades federais incluem aumento de vagas e de cursos noturnos 

Até 2008, quando assumiu o cargo de professor universitário, Tiago Mainieri de Oliveira não conhecia a Universidade Federal de Goiás (UFG). “Quando eu cheguei, estava iniciando este processo de expansão e foi interessante, porque eu pude acompanhar, vi a universidade se transformando. Era uma universidade que, talvez, nem chegasse a ser de porte médio, apesar de ser a única federal em Goiás. Era relativamente pequena e praticamente dobrou de tamanho, em número de alunos, professores e em vagas oferecidas”, lembra Mainieri. 

Em atuação como professor adjunto no Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facombi), Mainieiri também destaca que houve um ganho patrimonial e um salto qualitativo em relação à pesquisa: “A UFG está passando por um processo de expansão em todos os sentidos.”

Reuni - O aporte de recursos feitos pelo governo federal à UFG, pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), é apontado pelo docente como o principal fator de transformação. “Houve aumento do número de alunos, das atividades acadêmicas e, na proporção, houve expansão das instalações físicas para permitir o crescimento”. 

As ações do Reuni incluem o aumento de vagas nos cursos de graduação, a ampliação da oferta de aulas noturnas, a promoção de inovações pedagógicas e o combate à evasão, entre outras metas. A unidade em que Mainieri atua, a Facombi, teve um incremento em termos de projetos de pesquisa em pós-graduação e também do número de alunos. “Em 2011, ampliamos a oferta de uma turma de especialização, mestrado e ainda tem plano para o doutorado”, afirma. 

A estudante do nono ano de Jornalismo da UFG, Jaqueline Telis de Oliveira, 21 anos, observa as mudanças da universidade há quatro anos. “A universidade mudou bastante desde que eu comecei a estudar. Foram criados novos cursos, como Arquitetura, Dança, Produção de Arte e Licenciatura Intercultural, que não esperaria ver numa universidade pública. Outra coisa que chama a atenção, e que é importante, é que novos prédios foram construídos e ainda têm outros em construção.”

Projetos - O professor Tiago Mainieri destaca a participação da Facombi em dois projetos inter-institucionais como resultado da expansão qualitativa através das ações do Reuni. Um deles é a consolidação de um grupo de pesquisas em parceria com a Unisinos, de São Leopoldo (RS), e a Universidade Federal de Juiz de Fora, pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). O outro é a associação da instituição goiana com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e que a UFG foi a única instituição que venceu na área de educação, por meio de uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Universidade já tem mais de 22 mil alunos 

Atualmente, a UFG conta com 2.107 docentes efetivos em atuação na universidade. Em 2007, eram 1.288. O número de alunos passou de 12.445 para 22.209, no mesmo período. Entre 2009 e 2011, novos edifícios foram inaugurados, com espaços para aulas, convivência, atividades de extensão e cultura, assim como outras ações acadêmicas, num total de 31,35 mil m². 

Vinte e cinco obras estão em andamento, com previsão de inauguração neste ano, num total de 49,39 mil m². A expansão física da federal de Goiás está prevista para terminar em 2013, com ampliação de 87,5 mil m². 

As ações na UFG integram uma série de medidas adotadas pelo governo federal na retomada do crescimento do ensino superior público. O Reuni foi instituído pelo Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, e integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Fonte: Secom