Governo defende Curso de Relações Internacionais na UFG

A Universidade Federal de Goiás estuda a possibilidade de estruturar o Curso de Relações Internacionais. A criação ainda não tem data mas a instituição está ouvindo representantes de segmentos econômicos, como a Federação da Indústria e Comércio (Fieg) e a Secretaria  de Indústria e Comércio do governo estadual, para conhecer as reais demandas do setor.  Hoje foi a vez do secretário de Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, que destacou a importância da universidade, no processo de formação dos profissionais que irão atuar no cenário internacional. 

Para o secretário Elie Chidiac, as relações internacionais têm que entrar na sala de aula, em todas as áreas do ensino superior.  “Elas refletem a faceta mais dinâmica da realidade”, diz. “A prática destas relações é útil para repensar atitudes da população e propiciar mudanças positivas”. 

De acordo com Chidiac, o profissional da área tem que conhecer a importância do controle dos interesses nacionais e quais são os interesses brasileiros nas relações internacionais. “O aluno que será preparado tem que saber que o Brasil corre riscos nestas relações”, explica. “Ele tem que saber que, na Alemanha, se patenteou a goiabada brasileira e, no Japão, o açaí brasileiro”.   

O secretário ainda destaca o papel multiplicador da universidade na formulação de políticas internacionais. “É fundamental o intercâmbio de professores e alunos, o investimento em pesquisa e educação tecnológica”.