Cinco dias de saber literário

Cinco dias de saber literário

Entre os ritmos instrumentais e poéticos que valorizam o conteúdo literário  das produções musicais, Pirenópolis vivencia, nesta semana, 2 a 6 de maio, a quarta edição da Flipiri (Festa Literária de Pirenópolis).
Com o tema “música”, a Flipiri 2012 apresentará e discutirá os encontros entre literatura e a música, rendendo homenagem ao escritor, jornalista e músico Luiz Fernando Veríssimo e também ao cronista, historiador, ensaísta e poeta goiano José Mendonça Teles.
A programação da festa envolve a doação de acervos para comunidades locais, apresentações artísticas, encontro entre escritores e leitores, contação de histórias, desenvolvimento do mercado livreiro, concertos musicais, além de interação com as diversas manifestações culturais.
A exemplo de outros festivais literários que são referência no Brasil, a Flipiri já desponta entre os sete principais, com contribuição para o desenvolvimento de uma programação de leituras e atividades culturais no Estado de Goiás.
Este ano, o projeto promovido pela Prefeitura de Pirenópolis e do Instituto Casa de Autores, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Sebrae, foi selecionado para receber patrocínio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Cultura democrática
Uma das boas oportunidades que o evento proporciona aos alunos e professores da rede pública é o agendamento da visita dos escritores às unidades de ensino.
Como preparação para essas visitas, os alunos recebem livros de autoria desses escritores e realizam discussões em sala de aula sobre as obras. A iniciativa, além de estimular a leitura e a escrita, desperta o interesse dos estudantes pelo conhecimento da biografia dos autores.
Outra novidade este ano é que a festa cultural não será um privilégio somente de Pirenópolis. Os municípios de Cocal­zinho, Corumbá e mais 10 povoados também participarão das atividades, oferecendo aos alunos oportunidades de debates e encontro com os escritores.
O escritor José Mendonça Teles já confirmou presença na abertura oficial do evento no dia 3, às 19 horas, no Teatro de Pirenópolis. Em seguida, haverá apresentação musical com alunos e professores da Faculdade de Música da UFG.
Já o convidado especial desta edição, o escritor Luiz Fernando Veríssimo, além de participar de bate-papo, mesa-redonda e sessão de autógrafos, também fará show com sua banda Jazz6, no dia 5, às 20 horas, no Entroncamento Cultural. Confira a programação da feira no www.flipiri.com.br.

Agende-se


* O quê? – 4ª Festa Literária de Pirenópolis
* Quando? – De 2 a 6 de maio
* Onde? – Centro Histórico de Pirenópolis e povoados
* Horário? – Das 8 às 22 horas


Literatura

Banquete de livros

Neste domingo, 29, a Editora da UFG promove a “sobremesa” da segunda edição do Banquete de Livros. Às 10 horas, os atores Fred Benedini e Letícia Spiller fazem a leitura dramática da obra Uma Apren-dizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector.
O evento, que começou no dia 26, tem entrada franca e está sendo realizado no Centro Cultural da UFG (Campus Samambaia). Informações: (62) 3521.1356 e 3521.1107.