Aprender para ensinar

Aprender para ensinar

A atualização de conhecimentos é, hoje, o grande desafio na carreira do professor. Por isso todas as oportunidades de capacitação devem ser bem vindas. Uma delas acontece no próximo sábado, 5, das 7h30 às 17 horas, durante o 5º Encontro Pedagógico do Centro-Oeste, que terá como tema principal “Ensinar inexiste sem Aprender”.
O encontro é uma promoção do Sistema Maxi de Ensino, que reservou cerca de 200 vagas aos educadores da Educação Infantil e dos ensinos Fundamental e Médio das escolas conveniadas. A palestra de abertura será focada no educador e no seu aperfeiçoamento profissional como ferramenta para a construção de uma escola mais qualificada e humana.
Renata de Paula, professora e assessora educacional do Sistema Maxi, explica que a temática principal foi escolhida com o intuito de mostrar aos professores que a educação é uma estrada de duas vias e que eles precisam estar preparados para aprender também. “O professor precisa de constante aperfeiçoamento profissional para que, assim, consiga ampliar seu papel dentro da sala de aula”, considera.
Na opinião da coordenadora, só com aprendizado é que os profissionais poderão encontrar formas de envolver os alunos. A palestrante acredita que o encontro também será uma boa chance para que os educadores conheçam a metodologia adotada pelo Sistema Maxi em suas escolas.
Durante o encontro também serão abordados outros temas como a importancia da contação de histórias na Educação Infantil, o papel do professor no estímulo à leitura, as possibilidades pedagógicas do brincar e ainda os segredos da boa convivência dentro do ambiente escolar.

Brincar e relacionar
Responsável pelas palestras sobre os desafios e descobertas do aprender brincando e o relacionamento interpessoal, Francislaine Maciel faz questão de frisar que “brincar é essencial, pois é a forma com que as crianças aprendem. É a língua que elas entendem”, pontua.
Como exemplo, ela cita que sempre leva para a sala de aula um foguete confeccionado com embalagem de shampoo. Nessa brincadeira com as crianças menores, é possível explorar as formas geométricas e ainda ensinar noções de ecologia e até mesmo de medidas de distância.
Francislaine aponta para a necessidade constante de aperfeiçoamento dos professores. “O educador precisa ser um pesquisador constante. Ele necessita de uma boa fundamentação teórica para perceber a importância da brincadeira e outras atividades em sala”.
Para ela, o encontro em Goiânia será um momento propício também para troca de experiências e de ideias sobre as novas formas de motivar os alunos. Para participar, os educadores precisam se inscrever pelo site www.sistemamaxi.com.br até o dia 2 de maio.
O encontro será realizado no Umuarama Plaza Hotel (na Rua 4, Centro) e contará também com a participação dos professores Thiago Santi, Giane Giraldes, Francinne Souza, Reinaldo Ortiz de Souza e Tatiane Pádua. Contatos com os organizadores pelo 0800-4007654.


Palestra

Literatura infantil

Em parceria com o Núcleo de Estu­dos Canadenses da UFG, a Coo­rde­nadoria de Assuntos Internacio­nais (CAI) promove no próximo dia 9, às 11 ho­ras, no auditório da Faculdade de Le­tras (Campus Samambaia), palestra sobre o tema Literatura Infantil no Cana­dá e no Brasil: Formações Familiares em Foco. O tema será abordado pelo professor Newton Freire Murce Filho, do antigo Colégio de Aplicação.