Exposição coletiva 'Cenas e Cenários' tem programação simultânea no Goiânia Ouro e IFG

Formas e cores serão o destaque da exposição “Cenas e Cenário”, realizada no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, até o dia 23 de maio, das 10h às 22h e montada simultaneamente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFG, com visitação de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Omar Souto, Waldomiro de Deus, Lourdes de Deus, Dilvan Borges, Tolentino e Noé Luiz são os artistas que compõe a mostra. Confira a seguir um pouco do perfil e carreira desses artistas.

Omar Souto

Nasceu em 1946, em Itaberaí, Goiás. Autodidata, começou a pintar estimulado pelo pintor Caramuru, em sua cidade natal, e posteriormente por Siron Franco, em Goiânia. Ao iniciar seu trabalho, ordenou as ideias na captação da religiosidade do homem simples que procura consolo nas romarias de Trindade, maior concentração popular de Goiás. Posteriormente, ampliou seu interesse para a problemática rural, de um modo mais globalizante. Mostra o homem sertanejo, seu chão, sua casa, crenças e evasão.

Sua obras possuem um realismo mediante a visão humana, na qual os seres são concretados em fuga contra a seca, fome e miséria, não havendo distância entre o céu e a terra, entre o divino e o home. Com humor e erotismo nos coloca diante do absurdo, que o progresso sem civilização e a realidade sem amor nos proporciona.

Waldomiro de Deus

O multifacetado Waldomiro de Deus, reconhecido como um dos principais pintores naïfs brasileiros, recebe numerosos elogios de críticos nacionais e internacionais. Suas cores, seus temas, sua simbologia, sua personalidade e religiosidade se entrelaçam e se confundem. Sem escolher tema, tem no cotidiano sua grande matéria; começou retratando o folclore e passou por foguetes, críticas sociais, planetas, peixes e flores. Há também imagens sensuais e erotismo, assim como pureza e encantamento de namorados. Tudo é motivo para exibir a técnica que aprendeu sozinho, sem nunca ter pisado em escola de qualquer espécie.

Lourdes de Deus

Lourdes nasceu em Pernambuco, em 1959, e mudou-se para Osasco quando tinha apenas dois anos de idade. Casou-se com o pintor Waldomiro de Deus em 1976, e convivendo com o dia-a-dia do artista tomou gosto pela arte e começou a pintar em 1992. Daí em diante, seu trabalho foi se aperfeiçoando. A artista reintroduz nosso olhar no cotidiano. Flores não são apenas elementos da natureza, mais indiciam a ingenuidade perdida pela vida atribulada, enquanto as festividades do interior e procissões indicam um caminho possível para recuperar o prazer de viver.

Dilvan Borges

Dilvan Borges busca dar ao seu inegável talento de colorista uma dimensão plástica baseada no sucessivo trabalho com as formas, em busca de uma linguagem progressivamente encantadora em que a espontaneidade própria dos autodidatas estabeleça uma dimensão poética alicerçada na criação de climas fantásticos, regidos pela criatividade e pelo poder de surpreender a cada tela.

Tolentino

Alberto Tolentino, nasceu em Goiania, em 1966. Formou-se em Artes pela Universidade Federal de Goiás - UFG, em 1992. Entre 2003 e 2005 residiu e trabalhou com arte na cidade de Rotterdam, na Holanda. Pela Europa participou de exposições, visitou muitos museus e estudou a arte dos grandes mestres da pintura, em especial Johannes Vermeer, (Holanda, sec. XVII). De volta a Goiânia, participou de várias exposições dentro e fora do país. Além de artista atua como professor, cenógrafo, ilustrador e aquarelista.

Noé Luiz

Goiano, autodidata, esse artista tem uma respeitável trajetória de vida confundida com arte e cultura. Em Noé existe uma necessidade inexorável de constante movimento das coisas em torno si, mantendo a engrenagem de criar e recriar. Artista de muitas técnicas, o escultor de materiais diversos, não tem medo de criar e executar, destruir, reconstruir para enfim, transformar a ideia que deixou de ser uma “coisa” para ser a forma.

Serviço

Locais: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro – Rua 3, esquina com rua 9, Centro

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFG Rua 75, 46 - Setor Central

Ingresso: Entrada franca