Opção de personalizar site agrada os leitores

A opção de personalizar o site do POPULAR on-line de acordo com suas preferências, ou de simplesmente “customizar”, como preferem os internautas, teve sucesso imediato entre os usuários do conteúdo digital do jornal, que estreou a versão 4.0 no último domingo. O site oferece ferramentas para que o leitor interaja com a edição do jornal, selecionando os assuntos que quer ver exibidos à frente daqueles de menor interesse. Ele pode, por exemplo, mudar a ordem em que as editorias aparecem na barra de ferramentas inteligentes.

Na seção “preferência do usuário”, o leitor consegue ainda exibir a previsão do tempo para a cidade onde vive (entre aquelas que o jornal disponibiliza a previsão on-line) e ainda seu cadastro, adicionando até foto pessoal. A versão 4.0 traz ainda a experiência transplataforma. Isso significa que as preferências salvas no computador automaticamente serão armazenadas também em outras plataformas, como a versão Flip e o aplicativo para iPhone.

Nova versão

“A primeira coisa que eu fiz depois de fazer o cadastro e acessar o conteúdo foi customizar o site, reorganizando as editorias”, contou o professor de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG) Luiz Signates. Em sua ordem de preferência, vêm primeiro as editorias de Política e Opinião. Signates diz que gostou da nova versão, do layout e acredita que isso será determinante para consolidar o hábito de ler o jornal mesmo em quem não é ainda leitor assíduo. “A ideia de não ir atrás da matéria, mas de ela vir até nós, ainda mais por ordem de preferência de assunto, é muito boa. A customização é um dos pontos mais positivos.”

O publicitário André Moraes, da Tuddoweb Comunicação, também diz que estava ansioso pela estreia da nova versão para personalizar o site de acordo com suas preferências. “É um grande diferencial. Além de ser um conteúdo de qualidade, ainda sou direcionado de acordo com meu gosto. Foi uma aposta realmente inovadora.”

Ao contrário de Signates, Moraes não tem preferência a política, mas assuntos relacionados a multimídia e o caderno Magazine. Ele também achou interessante a integração com o Facebook. “A multiplataforma é um conceito que foi atingido. Torço para que o público não seja conservador em relação a essas inovações ousadas”.

Superintendente-executivo da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Reilly Rangel também aponta a integração com as mídias sociais como um avanço. “Isso faz repercutir com maior intensidade os assuntos que são publicados e, com isso, aumenta o interesse pela leitura do jornal.” Reilly também aprovou a possibilidade de customização da página. “Eu priorizo o que quero ler. O jornal dá a possibilidade de que cada leitor adapte o site como achar melhor. ”