MP elogia ação do Paço contra Delta

O que antes era motivo de crítica para a gestão do prefeito Paulo Garcia (PT), é agora visto como um exemplo para demais prefeituras e também para o governo estadual. Trata-se da decisão da prefeitura em suspender os contratos com Delta Construções, ligada ao grupo do bicheiro Carlos Cachoeira. Na última sexta-feira, 4, o promotor de Justiça Fernado Krebs afirmou que manter contratos com a empresa a essa altura do campeonato é “imoral” e viola os preceitos da Convenção das Nações Unidas contra a corrupção.
O promotor falou após a assinatura do Termo de Aju­s­tamento de Conduta (TAC) proposto pela Promo­toria de Defesa do Patrimônio Público e Combate à Corru­pção do Ministério Público Estadual (MPE). Com a assinatura entre MPE e o prefeito Paulo Garcia, a prefeitura tem agora sustentação legal para a suspensão – até então as ordens de serviço de todos os contratos haviam sido suspensas provisoriamente. A partir de agora, o Paço poderá procurar outras empresas em caráter emergencial para que supra às demandas, mais concentradas nos trabalhos da Comurg e da Amob.
"Neste momento de questionamento e instabilidade do poder, achamos que o melhor a ser feito era suspender os contratos com a empresa que é suspeita de conduta inidônea. Houve um clamor social em relação a isso. Não quero emitir juízo de valor, mas cabe a nós zelarmos pelo dinheiro público e ao Ministério Público e o Poder Judiciário averiguar se houve crime", afirmou o prefeito Paulo Garcia.
Com a busca de novas empresas para substituir os serviços prestados pela Delta, será seguida à risca a premissa de contratação com o mesmo preço ou abaixo do licitado anteriormente. O prefeito esclareceu que ao ter o contrato suspenso pelo poder público há três semanas, a Delta entrou na justiça com um pedido de liminar, que foi negado.
Deste modo o procurador lembrou que Goiânia foi a primeira cidade do país a tomar uma atitude preventiva em relação ao caso, e que ele próprio teria recomendado ao governo estadual que seguisse o exemplo. A assinatura do termo veio somar com a agenda positiva do prefeito, que teve na última sexta-feira a resolução de várias questões espinhosas para a administração municipal.
Primeiramente , o drama envolvendo o Zoológico da capital. Após um longo período de problemas envolvendo a morte de animais, a prefeitura finalmente reinaugurou o espaço com reforma e ampliação da infraestrutura. Por hora o Parque Zoológico receberá apenas visitas guiadas, focando na recepção de estudantes, mas o Paço prevê que muito em breve será liberada a entrada de turistas e moradores.

Saúde
O Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris também representava outro problema para Paulo Garcia, principalmente no tocante à contratação de pessoal para que os atendimentos pudessem ser iniciados o mais rápido possível. Entretanto, também na  sexta-feira a prefeitura recebeu um grupo da Universidade Federal de Goiás (UFG), incluindo o reitor Edward Madureira Brasil para que fosse firmado um convênio entre o hospital e a UFG.
Deste modo o funcionamento da unidade de saúde municipal deverá operar de modo semelhante ao Hospital das Clínicas da UFG, tendo como foco a formação de novos médicos e profissionais da área. Com a parceria firmada – tendo passado pela Câ­ma­ra na quinta, 3, e seguindo agora para a conclusão de detalhes técnicos junto à reitoria da universidade. Até o final do mês a prefeitura deve iniciar os trabalhos de seleção do corpo técnico da UFG que exe­rcerá atividades no Hospi­tal da Mulher e Mater­ni­dade Do­na Iris. A administração mu­­nicipal esclareceu que já nos próximos dias, tendo um pa­recer da Unive­rsidade, po­de­rá explicar me­lhor a parceria firmada.
O clima no Paço é de superação dos problemas e foco na realização das obras propostas. Do ponto de vista administrativo, não há mais nada a ser feito além do que já foi programado, e por isso mesmo, é preciso ter foco para que o cronograma seja cumprido à risca. Na leitura petista, seguindo a programação de lançamento das obras, a prefeitura não só evita desgastes como também sai fortalecida diante dos percalços que se viu envolvida nos últimos meses.  
Ainda na agenda municipal, até o final da semana a Marginal Botafogo deverá ser liberada, contribuindo para melhorar o trânsito na capital. Além disso, a prefeitura tem se empenhado para a entrega das obras do Eixo Universitário, finalizando as obras no trecho da Praça Universitária até o Terminal Praça da Bíblia. A previsão do Paço é de que as obras sejam concluídas até o final do semestre.
 
Agenda
O cronograma de conclusão das obras montado pela prefeitura prevê a entrega da maternidade já no dia 30 de maio, do Eixo Universitário e Parque Mutirama no final de junho e a liberação da Margi­nal Botafogo já nos próximos dias. É grande o interesse de Paulo Garcia em resolver os principais gargalos de sua administração o mais rápido possível, tendo em vista que ele mesmo tem prazo determinado para  participar de inaugurações públicas.
Nos últimos dias o prefeito realizou vistoria nas obras do Parque Mutirama e recebeu nas instalações os membros do Conselho Municipal de Turismo e do Conselho Curador da Convention Bureau, já focando em questões logísticas envolvendo a inauguração e atração turística tida como “potencial”.