Música contemporânea

Música contemporânea

Apresentação de Alexandre Kassin abre hoje o projeto Música Consciente da UFG

 

O carioca Alexandre Kassin, o paraense Felipe Cordeiro, o baiano Lucas Santanna, os paulistas Guizado e Pélico, o trio matogrossense Macaco Bong e o pernambucano Siba. Os sete artistas contemporâneos da música brasileira compõem o elenco da série de shows Música Consciente, que vai ocorrer em sua totalidade no Centro Cultural da UFG, na Praça Cívica.

O projeto da UFG começa hoje com o show de Alexandre Kassin e, mensalmente, volta à cena, até dezembro. Tem também a versão goiana: Nova Música de Goiás. “O nome da edição nacional é um trocadilho. Uma brincadeira com o nosso patrocinador (Construtora Consciente) e com o que há de mais consciente na música atual”, esclarece Flávia Maria Cruvinel, coordenadora cultural da UFG.

Ao selecionar os artistas que integram a série nacional, Flávia Cruvinel explica que a qualidade musical foi determinante para fechar a lista. “Optamos por trazer nomes reconhecidos no meio musical, mas desconhecidos do grande público”, fala.

Outra ponto levado em consideração foi a abrangência nacional. “Eles possuem uma trajetória de pesquisas com os mais variados temas brasileiros”, analisa a coordenadora cultural da universidade. Um exemplo lembrado é Felipe Cordeiro, que “faz um hibridismo com os temas regionais do Pará com a música pop”, descreve Flávia.

O carioca Alexandre Kassin, nascido em 1974, é produtor musical, cantor, compositor e multi-instrumentista. Junto com os amigos Domenico Lancelotti e Moreno Veloso (filho de Caetano Veloso), criou o grupo +2 (2000 a 2009) e movimentou a cena independente carioca. No começo da carreira, experimentou muito, sobretudo com o grupo Acabou La Tequila, na década de 1990.

Em Goiânia, o mote da apresentação de Kassin é o CD Sonhando Devagar, primeiro trabalho solo da carreira. O material de divulgação do álbum explicita que a maioria das faixas é inspirada nos sonhos, bons e ruins. Do inconsciente surgem lirismo, humor, sexualidade e um pouco de escatologia das letras.

O repertório do show de Kassin, que já produziu discos de Caetano Veloso, Los Hermanos, Vanessa da Mata, Jorge Mautner e Adriana Calcanhoto, inclui canções como Mundo Natural e Potássio.