Estudantes da UFG elegem nova gestão para o DCE

Chapa Ouse Falar  foi eleita para a gestão 2012-2013 do DCE da Universidade federal de Goiás

  Os estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) elegeram nos dias 22 e 23 de maio de 2012 uma nova gestão colegiada para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) para o biênio 2012-2013. Apesar de a eleição ter chapa única, a maior universidade do Centro-Oeste teve também uma votação histórica, com 3.355 estudantes votantes. A chapa  “Ouse falar”, teve 2.748 votos válidos. 

Segundo integrantes da chapa, além de seguir as exigências da Comissão eleitoral, o grupo foi composto com igualdade de gênero na direção (50% de homens e 50% de mulheres), e também agregou oito áreas de conhecimento da Universidade.

  A chapa apresentou como principais propostas, a assistência estudantil (com aumento do número e do valor de bolsas de assistência estudantil, aumento de moradias estudantis, criação de casas estudantis no interior); A criação e ampliação dos espaços e atividades de lazer, cultura e esporte dentro da universidade; ampliação e construção de melhores estruturas com o Restaurante Universitário, melhorar a acessibilidade, ampliação efetiva do sistema de segurança em toda a universidade; Atuação no movimento estudantil e junto ao movimento social para a melhoria do transporte público, combate à opressão, ações efetivas no interior; participação nos fóruns nacionais, luta por mais verbas para a educação; Lutar pelo fomento dos projetos de pesquisa e extensão, pela contratação de mais quadros de professores e participação de 50% de alunos na Comissão de Avaliação do Docente; Entre outros projetos de atuação.

  Para o novo coordenador geral do DCE-UFG, Iago Montalvão, estudante de História da Universidade Federal de Goiás e militante da União da Juventude Socialista – UJS, a eleição foi um processo legítimo e democrático, “quero agradecer todos que nos apoiaram nesta luta e todos que votaram, agora faremos o possível para construir um DCE que realmente atenda os interesses dos estudantes. Vamos em frente por que foi só o começo”, disse o estudante.