Senac promove ciclo de palestras ambientais

 

 

Cerca de 150 estudantes da área de Meio Ambiente e Floresta e acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Faculdade Aems de Três Lagoas são esperados para o I Ciclo de Palestras “Integração Meio Ambiente - Floresta: Em busca de um planeta sustentável”. A abertura oficial do evento será na próxima segunda-feira, às 19h, no auditório do Sest/Senat, e deverá contar com a presença do gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Mato Grosso do Sul, Vitor Mello, e autoridades locais.

Segundo o Senac de Três Lagoas, o objetivo do ciclo de palestras é proporcionar aos participantes mecanismos para o desenvolvimento de um projeto integrador, que estimule aptidões como trabalho em equipe, pró-atividade e a tomada de decisões. “Queremos promover a troca de informações e conhecimento entre discentes e profissionais, além do conteúdo programático das salas de aula, promovendo experiências didáticas difíceis de serem contempladas apenas nas aulas teóricas”, informou o gerente do Senac de Três Lagoas, Ivan Murgi de Farias.

Nos cinco dias de evento, serão abordados temas como recuperação de áreas degradadas, legalização da madeira, novo Código Florestal, desenvolvimento sustentável, entre outros. Para isso, a programação prevê a realização de duas palestras por dia – o evento segue até sexta-feira, 1º de junho – e traz como palestrantes, professores universitários e especialistas do ramo. Entre eles, estão: José Cambuim, auxiliar agropecuário na Fazenda de Ensino e Pesquisa da Unesp, que falará sobre “Produtos florestais não madeireiros” (palestra agendada para às 21h de segunda-feira); Fabrício Hiroiuki Oda, mestre em Ecologia e Evolução pela UFG, palestrante sobre bioindicadores; Cristiano Pereira da Silva, doutor em Agronomia pela Unesp; e Alexandre Marques da Silva, técnico em Agropecuária e geógrafo com mestrado pela Unesp, entre outros.

O evento ainda contará com a participação do secretário de Meio Ambiente, José Estevão Moraes Palma, e do promotor de Justiça, Antonio Carlos Garcia de Oliveira, que falarão sobre o tema e do coordenador do Banco de Oportunidades de Trabalho (BOT/Senac), Paulo Roberto Machado de Andrade, que oferecerá uma oficina sobre elaboração de currículos e técnicas de entrevistas.

Ainda conforme informações do Senac, esse é o segundo evento realizado em Três Lagoas alusivo ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Porém trata-se do primeiro ciclo de palestras referentes à questão florestal. A escolha pelo município deve-se ao crescimento da área florestal e aos cursos técnicos de Meio Ambiente e em Florestas, oferecidos pelo Senac da cidade e hoje referência para o Estado.

O 1º Ciclo de Palestras será aberto ao público. Para se inscrever, basta levar um quilo de alimento não perecível. Tudo o que for arrecadado será destinado a uma instituição filantrópica da cidade.