Faeg sedia abertura da Sevet 2012

O auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) foi palco, na última segunda-feira, 28, da 24° Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Sevet) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento segue até o próximo dia primeiro de junho e conta com uma extensa programação de palestras, seminários e debates de temas que vão desde a produção animal e a saúde pública à medicina preventiva e saúde animal. A Sevet 2012 é organizada pela Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFG.

Para o membro do Centro Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária da UFG 9 de Setembro, Eduardo Rodolfo da Costa, o profissão de médico veterinário passa por um período de adaptações e mudanças de paradigmas que fazem com que os profissionais dessa área estejam cada vez mais preparados para encarar o mercado de trabalho e os desafios da profissão. Segundo Eduardo, eles são os responsáveis por implementar as riquezas que são geradas no campo. 

“Pretendemos transformar essa semana em um momento de reflexão sobre nossa categoria para exercermos nossa profissão de maneira ética e ciente dos nossos valores e deveres perante a sociedade”, completou. O diretor da Escola de Medicina Veterinária da UFG, Marcos Café, também participou da abertura do evento e destacou o empenho dos alunos na realização da Sevet 2012.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Benedito Dias de Oliveira Filho, encontros como o Sevet servem como uma extensão da sala de aula. “O aprendizado adquirido nessa Semana Acadêmica será tão ou mais importante quanto os ensinamentos repassados aos alunos na Universidade”, comentou. 

O vice-presidente financeiro da Faeg, Eurípedes Bassamurfo, lembrou dos benefícios dessa parceria entre a Faeg e a UFG para a realização da abertura do evento e destacou ainda a importância do médico veterinário para a sociedade e setor produtivo. Ele afirmou que esse profissional é um dos principais responsáveis por levarem os conhecimentos adquiridos na Academia aos produtores goianos. Eurípedes ressaltou ainda as funções desempenhadas pelos médicos veterinários em saúde publica que utilizam conhecimentos, técnicas e recursos da medicina veterinária para a proteção e o aprimoramento da saúde, o que, na opinião dele, torna o médico veterinário um sanitarista em excelência. 

O evento também foi prestigiado pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil que parabenizou os alunos pelo trabalho para a realização do encontro. Os alunos participaram ainda de uma palestra sobre empreendedorismo ministrada pelo consultor da Faeg, Arthur Toledo. (Texto: Rhudy Crysthian – Gerência de Comunicação do Sistema Faeg/Senar)