Paço acelera agenda positiva até convenção

A estratégia no Paço é aproveitar até a véspera da Convenção do PT, que homologará a candidatura à reeleição do prefeito Paulo Garcia, para inaugurar obras e concluir os principais projetos da gestão de Garcia. No dia em que o partido homologar a candidatura do prefeito à reeleição, ele não poderá mais se dedicar às atividades de lançamento de programas e inauguração de obras, como determina a Justiça Eleitoral.
Por isso mesmo, a ordem na prefeitura desde março é de funcionar a todo vapor, focando na finalização das principais obras. No momento, o prefeito trabalha para a conclusão do Eixo Universitário, que ligará a Praça Cívica à Praça da Bíblia – com a construção de uma ciclovia (parte já está pronta na Rua 10, desde novembro do ano passado), faixa preferencial para ônibus e revitalização urbana. O corredor deverá ser inaugurado entre os dias 20 e 22 desse mês.
Outra obra que deverá ser entregue à população já nos próximos dias é o Hospital e Maternidade Dona Íris. Com a previsão de realizar cerca de cinco mil partos por ano, a meta da prefeitura é inaugurar o novo espaço de saúde no dia 13 de junho. Após firmar um convênio com a Unive­rsidade Federal de Goiás (UFG), o Paço ocupa-se ago­ra de questões técnicas e seleção dos profissionais que trabalharão na unidade.
Já no final do mês está prevista a inauguração do Parque Mutirama, que deverá ser a última e principal obra da gestão de Paulo Garcia. As obras estão recebendo os últimos retoques e na última semana o prefeito fez a 5ª visita ao local e garantiu que as crianças de Goiânia e região poderão usufruir do espaço já nas férias de julho. Cerca de 800 homens trabalham para a conclusão do parque temático.
Com histórico de desgaste, o Mutirama se tornou a grande obra da atual gestão e por isso todos os esforços estão sendo feitos no sentido de entregá-lo à população e funcionar também como um marco para Paulo Garcia – que certamente será explorado no período eleitoral.
As obras na Marginal Botafogo – construção de um túnel na Avenida Araguaia e plataforma que ligará os parques Mutirama e Botafogo – deverão ser finalizadas até o final do ano. Na versão do Paço, a suspensão do convênio com o Ministério do Turismo, no valor de R$55 milhões, não interferirá na finalização da obra.
Após assumir a pasta no início de 2011, o ministro do Turismo Gastão Dias teria cancelado contratos firmados com municípios, inclusive com a prefeitura de Goiânia. De acordo com lideranças municipais a questão já era de conhecimento do prefeito e, por isso mesmo, foi providenciado recurso próprio do município para obra.
No sábado, 2, o prefeito Paulo Garcia entrega a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) a 187 famílias da Área I do Jardim Goiás. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplam), a CDRU equivale a uma escritura do imóvel.
A prefeitura corre para terminar as obras e, em razão disso, a própria convenção do PT deverá ser postergada até a data limite, em 30 de junho, justamente para dar o máximo de prazo para que Paulo Garcia possa capitalizar com as inaugurações das obras. Afirmando não estar fazendo política, o prefeito quer na verdade fazer tudo o que pode para que no momento certo tenha discurso para se apresentar à população.
Há ainda um caminho para que o atual prefeito consolide sua imagem junto ao eleitorado goianiense. A partir de agora ele entrará num período de contagem regressiva em relação a seu principal cabo eleitoral: seu próprio mandato.

Cronograma de inaugurações


  • Hospital e Maternidade Dona Iris – entrega no dia 13 de junho
    * Eixo Universitário – inauguração entre os dias 20 e 22 de junho
    * Parque Mutirama – previsão de entrega na última semana de junho
    * Plataforma e Túnel sob a Marginal Botafogo (ligando os parques Mutirama e Botafogo – previsão de entrega para o final do ano)