Diversos mundos em um só

Mostra promovida pelo programa Rumos Itaú Cultural fica em cartaz até 1º de julho

Renata Dos Santos

08 de junho de 2012 (sexta-feira)

 

Trabalhos de arte contemporânea que enfocam a noção de lugar integram a exposição Volta ao Dia em 80 Mundos, em cartaz nas galerias Sebastião dos Reis e Frei Nazareno Confaloni, do Centro Cultural Octo Marques até o dia 1º de julho. O evento é o primeiro recorte da mostra Convite à Viagem – Rumos Artes Visuais 2011/2013, exibida de fevereiro a abril em São Paulo, e chega em Goiânia com 27 obras assinadas por 16 artistas do total de 45 trabalhos que estiveram expostos recentemente na capital paulista.

Da trupe de artistas que está na mostra de Goiânia, Dalton Paula é o único representante de Goiás presente nesta edição do programa Rumos, uma iniciativa idealizada para mapear, apoiar e difundir a produção artística de arte contemporânea no Brasil. Dalton conta que, no primeiro semestre do ano passado, ele mostrou seu portfólio para curadores do programa em um encontro realizado no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária. Depois disso, fez sua inscrição a partir do edital lançado e, meses depois, recebeu a resposta de inclusão na lista de selecionados.

“Fiquei muito emocionado por ter sido escolhido entre quase 2 mil inscritos. Acho que fiz uma boa apresentação para os curadores e mostrei uma proposta séria de um tema que tenho pesquisado há muito tempo”, avalia. Ele explica que, desde 2009, investiga a relação do corpo no espaço e sua interação com a cidade.

Brasiliense, Dalton Paula mora em Goiânia desde 1990. Formado em Artes Visuais pela UFG, o artista apresenta duas obras na mostra: O Corpo em Segredo B e O Corpo em Segredo P. Ele explica que cada corpo representa o branco e o preto, respectivamente. Em suas obras, destaque para imagens de homens mascarados, nus da virilha para cima, em atitudes que podem remeter a imagens capturadas pela polícia ou ainda a cenas típicas de jogos de videogame.

Até o fim do ano, Dalton Paula vai marcar presença ainda na nova exposição do Rumos, que será realizada em Recife, e outras de uma lista de nove até o mês de dezembro.

OBRAS

Outra obra da exposição Volta ao Dia em 80 Mundos, escolhida dentro do tema que interrelaciona sujeito e lugar, é Imagem, de Thiago Honório. Nela, o artista apresenta um cubo espelhado até a altura do pescoço e uma cabeça que tem um olhar perdido no horizonte.

Já a performance Pedra, de Pontogor, é um trabalho audiovisual que abriu a mostra do Programa Rumos em Goiânia. Nela, o artista trabalha a música fora de meios convencionais, sem melodias ou frases, via instrumentos quebrados ou obsoletos que emitem sons rudimentares e mostram uma pedra em batidas repetidas numa mesa. A ideia é fazer uma metáfora centrada na repetição do trabalho humano e na música.

Exposição: Volta ao Dia em 80 Mundos / Data: até dia 1º de julho

Local:Centro Cultural Octo Marques - Galerias de Arte Sebastiãodos Reis e Frei Nazareno Confaloni

Visitação: De terça-feira a domingo, das 9h às 18h Entrada franca

Endereço: Rua 4, nº 515, Parthenon Center, Centro. Fone: 3201-4695.