Com mais dois campi em greve, UFG soma 20 mil alunos sem aula

Os campi de Goiás e Goiânia da UFG (Universidade Federal de Goiás) aderiram, nesta segunda-feira (18), a greve dos professores das instituições federais de ensino superior.

Os campi de Jataí e Catalão da universidade já estavam em greve e, com a entrada dos campi Goiás e Goiânia 20 mil alunos da instituição estão sem aulas. A decisão foi tomada em um plebiscito realizado na última quarta-feira (13).

A greve completou um mês no último domingo (17) com 84,7% das universidades do País sem aulas. Sem acordo com o governo, a paralisação que atinge milhares de alunos e não tem prazo para terminar. 

Leia mais notícias do R7

Entre as reivindicações estão a reestruturação do plano de carreira e o aumento salarial.

Após 30 dias de greve, o vice-presidente do Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), Luiz Henrique Schuch, avalia que o movimento tem “características extraordinárias”, e pode crescer ainda mais.

— Se o governo não mudar de postura e vier com propostas muito efetivas, que envolvam uma estabilidade jurídica em relação às condições de trabalho nas universidades federais, é um movimento que tende a radicalizar. 

Mesmo tendo a rotina afetada e correndo o risco de perder o semestre letivo, muitos alunos apoiam a paralisação dos professores. Em entrevista ao R7, o presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Daniel Iliescu, afirmou que o momento é importante “não só para defender os professores, mas também para reivindicar melhorias reais na educação”.

Uma nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira (19) no Ministério do Planejamento. Segundo a pasta, nesta data, será apresentada uma proposta de carreira “baseada em critérios de mérito acadêmico e valorização da dedicação ao ensino, à pesquisa e à extensão”.



Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/06/com-mais-dois-campi-em-greve-ufg-soma-20-mil-alunos-sem-aula/