Saúde amplia redes de transplantes de órgãos

A rede transplantadora de Goiás, que contava com 22 hospitais e clínicas credenciadas, vive um momento de expansão com a inclusão de novas unidades e ampliação do atendimento das demais. A Santa Casa de Misericórdia, que já realiza transplante de rim, também passa a realizar transplante de coração. O Hospitais Santa Mônica e Jardim América passam a integrar a rede e se tornam mais uma opção para a realização de transplantes de rins.

A Central de Transplantes, atualmente abrigada no Hospital Geral de Goiânia (HGG), deve ganhar, em breve, uma sede própria, ao lado do Hospital de Urgências de Goiãnia (Hugo). O projeto e o processo já estão em andamento na Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas (Agetop).  A Secretaria de Saúde (SES) também apresentou ao Ministério da Saúde o projeto de criação de um Banco de Múltiplos Tecidos, que deve ser instalado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), com funcionamento 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados.

A unidade, orçada em R$ 1,5 milhão, será responsável pela captação e distribuição de ossos, pele, tecidos e músculos aos hospitais habilitados para a realização de transplantes. Serão atendidas vítimas de queimaduras, malformações e traumas em geral. O projeto apresentado pela SES Goiás dá ênfase ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ambiciona atender às demandas da capital, do Estado de Goiás e de toda a região Centro-Oeste.

Mais informações: (62) 3201-3784/3816

 

Fonte do rss