Belchior é favorito para a vice de Paulo

O PMDB ainda não ouviu oficialmente do ex-prefeito Iris Rezende, mas circula nos bastidores que o deputado estadual Samuel Belchior deverá ser escolhido para assumir a vice na chapa de Paulo Garcia (PT). De acordo com os peemedebistas, Iris terá mais duas reuniões com lideranças do partido antes da convenção, que será realizada na quinta, 28, mas já dá sinais de que a disputa final é entre Samuel e o também deputado estadual Wa­gner Siqueira, o Waguinho.
No Paço Municipal, o nome de Belchior é visto com bons olhos, principalmente por ser considerado o peemedebista com o qual Paulo teria “maior afinidade política”. Como a Tribuna já adia­ntou em matéria anterior, o deputado sai na frente na disputa principalmente por ter livre trânsito com o prefeito e também por atender os requisitos do PMDB, que busca um vice que dê sustentação a projetos futuros do partido em Goiânia.
Em relação a Waguinho, há no PMDB e no PT certo receio de que o assunto Delta – construtora com suposto envolvimento com Carlinhos Cachoeira - respingue na candidatura petista, caso ele seja escolhido vice. O fato é que o deputado dirigiu a Comurg de 2005 e 2010, e poderia ter de prestar esclarecimentos a respeito de contratos firmados com a empresa, trazendo desgastes à candidatura. Também pesaria contra ele desentendimentos antigos com Paulo.
Há rumores também de que o diretório municipal do PT teme o “carisma” de Waguinho – que poderia em certo momento ofuscar a gestão petista e ocupar muito espaço na administração. Não se pode, porém, julgar se este é, de fato, um argumento forte, tendo em vista que o vice é um candidato natural, e o próprio Paulo Garcia já deu sinais de que pretende fazer seu sucessor.
Há algumas semanas o PMDB considerava também a possibilidade de indicar os vereadores Célia Valadão ou Agenor Mariano, atendendo a demandas específicas do partido no tocante à ao eleitorado religioso. Célia foi cotada tendo em vista a bandeira das mulheres, a exemplo da presidente Dilma Rousseff (PT). Esse poderia ser um discurso explorado pela coligação. Em relação ao nome de Agenor Mariano, havia muitas dúvidas em relação à sua capacidade de aglutinação de forças políticas, o que acabou dificultando que seu nome fosse levado adiante.
Iris tem em suas mãos a missão de escolher um nome que tenha capacidade de administração, tendo em vista que Paulo Garcia, se eleito, poderá optar por outro projeto político em 2014. O vice também poderá ser um nome crescente para a disputa em 2016.

Inaugurações
Mesmo com os ânimos já acalorados em relação à eleição municipal, o prefeito segue com sua agenda positiva, inaugurando obras e terminando os projetos que considera prioritários. Um dos maiores gargalos está finalmente resolvido, no domingo, 24, ocorre a inauguração do Parque Mutirama.
Neste primeiro momento, o ex-prefeito Iris Rezende, idealizador do parque, será homenageado pela prefeitura e a população vai poder pela primeira vez depois de um longo período conferir a reforma do Mutirama. Nesta fase os brinquedos ainda não serão liberados e o parque passará por um período de treinamento dos funcionários que ainda precisam se ambientar com o novo sistema e as atrações. Na terça-feira, 26, a visitação pas­sa a ser gradual, priorizando escolas municipais e filhos dos servidores envolvidos na obra. A prefeitura repete o esquema adotado no zoológico, que recebeu visitas monitoradas durante os primeiros dias.
Em matéria publicada no site da prefeitura, Paulo assegura que o Mutirama continua sendo um espaço de convivência social e democrático. A partir do dia 5 de julho a população terá acesso aos brinquedos que poderão ser utilizados pagando um passaporte único de R$10 reais a inteira.
Na última segunda-feira, 18, o prefeito também apresentou as reformas do Ho­spital da Mulher e Mate­r­nidade Dona Iris. Ao todo são 99 leitos, sendo 30 ginecológicos. De acordo com o prefeito, as mulheres poderão desfrutar do que há de melhor, tanto em relação ao espaço físico, quanto no quesito de acessibilidade à saúde da mulher. No domingo, 17, o ministro da Saúde Alexandre Padilha visitou as instalações da unidade de saúde.
O foco principal da maternidade é reduzir a mortalidade materna e infantil, com ênfase no neonatal. A administração do espaço caberá à Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a U­ni­versidade Federal de Goiás (UFG). O convênio supre a demanda da prefeitura por profissionais qualificados e vem a somar ao ensino superior público, tendo em vista a possibilidade de desenvolvimento de pesquisa acadêmica, extensão e formação na área de saúde, uma das que mais demanda investimento.