Embate promete eleição explosiva

Em contraste com as eleições de 2008 – quando o prefeito Ma­guito Vilela (PMDB) venceu a disputa com mais de 80% dos votos válidos -, esse ano a disputa em Aparecida de Goiânia promete ser acirrada. Apesar de as convenções mal terem terminado, os candidatos a prefeito do município já trocam farpas entre si. Com um histórico de disputas conturbadas, Aparecida promete mais uma eleição com os fortes ataques prevalecendo sobre as propostas para a cidade.
A eleição tende a ser polarizada entre o grupo do deputado estadual e ex-prefeito por dois mandatos, Ademir Me­nezes (PSD), com o apoio do PSDB, e o atual prefeito Ma­guito Vilela (PMDB), que segue repetindo a coligação com o PT. Além dos dois, disputa o cargo o candidato do DEM, Tanner de Melo, atual vice-prefeito e que abandonou a aliança para atender aos interesses do partido.
Esperava-se até o início do ano um favoritismo fácil de Maguito. O prefeito, porém, viu que não estava tão bem assim na cidade depois de uma pesquisa realizada pelo Insti­tuto Serpes - encomendada pe­la Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Go­i­ânia - na primeira quinzena de abril. Ela mostrou que os dois principais pré-candidatos estão em empate técnico. O prefeito tinha 26,5% das intenções de voto e Ademir apareceu com 24,8%. A margem de erro foi de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ataques
A administração peemedebista será o foco principal de críticas de Ademir Menezes. Ele afirma que Maguito não cumpriu todas as promessas que fez. De acordo com o deputado, ele vai mostrar para a população os motivos que levaram a administração mu­ni­cipal ao que chama de “caos”. Para Ademir, a população não quer mais pagar altos impostos sem ver melhorias na qualidade de vida.
Também no ataque, Tanner diz representar uma terceira via, e se contrapõe principalmente à candidatura de Ademir. “Aquele grupo todo dele pode voltar se ele for eleito. Ademir representa o que há de mais arcaico na política, com um grupo fechado e a população não quer isso”, avalia o democrata.
Mesmo fazendo parte da atual administração, Tanner também aponta a metralhadora para o Paço Municipal. Ele afirma que Maguito não fez tudo o que prometeu e que os aparecidenses “não querem o peemedebista e muito menos o Ademir”. Dessa forma, o democrata espera se por no pro­cesso como o novo, aproveitando os desgastes de seus adversários. Resta saber se conseguirá obter êxito ou se dará um tiro no pé ao criticar a administração na qual ele é vice-prefeito.
As denúncias de supostas irregularidades envolvendo contratos de limpeza urbana assinados entre a prefeitura de Aparecida e a Delta Cons­trução pode ser uma munição nas mãos da oposição a Maguito. Nos últimos dias, o atual prefeito chegou a ter bens congelados e até um pedido de prisão preventiva por parte do Ministério Pú­blico Estadual, que alegou irregularidades nos contratos. De acordo com as investigações da Polícia Federal, a Delta é uma das empresas que operam os negócios ilícitos do bicheiro Carlos Cachoeira.
Para Tanner, o assunto pesará sobre o prefeito. “Eu não vou utilizar isso no palanque. Tudo isso tem que ser investigado pela justiça, e é lá que vai se decidir quem deve e quem não deve. Mas com certeza, só de ter o nome envolvido com o caso, já traz desgastes enormes”, afirma.
Ademir vê que é preciso uma apuração rigorosa, pois “a população está pagando caro por um serviço que não vem sendo prestado”. De acordo com ele, Maguito poderia ter montado uma estrutura própria para a coleta de lixo nos moldes do que fez Iris em Goiânia. “Se ele tivesse feito igual o Iris, teria economizado verba municipal”, avalia o candidato.

Páreo duro
Ademir reconhece que essa não será uma disputa fácil para seu grupo e se prepara para os embates que devem aparecer durante a campanha. “Eu sempre enfrentei adversários duros, sempre tive eleições difíceis. O fato é que não dá pra escolher adversário e por isso nós vamos concorrer com foco e trabalho”, diz o deputado.
O principal foco do discurso político na cidade deve se manter o mesmo em relação ao pleito de 2008 – a infraestrutura. Sabe-se que, historicamente, Aparecida tem sérios problemas relativos a assuntos como saneamento básico e asfalto. A supressão desta demanda foi a principal bandeira de eleições passadas e se repete à medida que a cidade cresce e os problemas se multiplicam. Vale lembrar que uma das principais propostas de Maguito, em 2008, foi a pavimentação de todas as ruas habitadas da cidade.
Ademir Menezes, porém, chama atenção para a área da Saúde. Segundo ele, não houve investimentos no setor nos últimos anos. O candidato pessedista explica que não é possível resolver o problema, mas a prefeitura pode avançar na área. “Aqui não tem nem médico para atender à população, é um problema muito sério”, denuncia ele.
Ademir buscou uma aliança com Tanner, mas foi impedido de prosseguir com as negociações devido à resolução nacional do Democratas, que inviabiliza apoio a candidaturas do PSD. De acordo com o vice-prefeito, ele se colocou como candidato devido a um pedido da executiva nacional do DEM, que avaliou ser necessário candidaturas em cidades com mais de 200 mil eleitores. “Eles entendem que o partido precisa crescer, precisa se mostrar, e eu estou aqui para isso”, disse ele.
Tanner afirma que chegou a se reunir com Ademir no intuito de fomentar uma candidatura do DEM como cabeça de chapa e o pessedista como vice. “Não era só nós apoiarmos uma candidatura deles. Eles também poderiam nos apoiar. Se tivessem decidido pelo apoio, seriam bem vindos”, afirmou o democrata que se diz “empolgado” com a candidatura.
Ademir terá como vice o tucano Vetter Martins, suplente de deputado federal. Ele tentou por muito tempo viabilizar a sua candidatura na cidade, mas acabou sendo derrotado pelo próprio partido. Ademir obteve apoio majoritário das lideranças tucanas estaduais, que entenderam ser mais sensato apoiar aquele que teria mais chances de vencer o atual prefeito.

Silêncio
No domingo, 24, Maguito oficializou sua candidatura na convenção municipal do PMDB. O evento contou com a parti­ci­pa­ção do PT, PCdoB, PSB, PDT, PRTB, PSDC, PRP, PRB, PSC, PTN, PTC e PMN. Até o mo­me­n­to o prefeito preferiu não falar a respeito de sua candidatura e se diz focado apenas na execução e lan­ça­mento de obras em Apa­recida. A reportagem da Tri­bu­na che­gou a falar com ele, mas Ma­guito se negou a responder perguntas sobre o tema.
Seu discurso na convenção priorizou a importância de manter Aparecida sob o comando de um político que tem livre trânsito junto ao governo federal. Para corroborar com o discurso do prefeito, o subchefe de Assuntos Federativos da Secre­taria de Relações Institu­cionais da Presidência da República, Olavo Noleto, esteve presente na convenção e também discursou. Ele ressaltou a viabilização de R$500 milhões em verbas federais nos últimos três anos e meio.
Maguito agradeceu a presidente Dilma Rousseff (PT) pelos investimentos feitos no município. “Não é qualquer brasileiro, qualquer prefeito ou governador que consegue tantos recursos como os que conseguimos em três anos e meio de mandato. Agradeço a Dilma Rousseff, que destinou verba para que Aparecida realize o sonho de ter uma universidade federal”, disse ele, citando o futuro campus da UFG, que está sendo construído na cidade.

Aparecida de Goiânia - Quem são os candidatos?


 Maguito Vilela (PMDB)

* Principais cargos: governador (1995-1998), senador (1999-2006) e prefeito de Aparecida de Goiânia (2009-2012);

* Pontos positivos: É liderança estadual de destaque e foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia em 2008 com 81% dos votos. Teve seu mandato focado em obras de infraestrutura, principal demanda da cidade;

* Pontos negativos: Enfrenta desgastes após denúncias do Ministério Público Estadual em relação a irregularidades nos contratos firmados com a empresa Delta. Também teve queda de sua imagem devido ao aumento do IPTU;

Ademir Menezes (PSD)

* Principais cargos: prefeito de Aparecida de Goiânia (1997-2004), vice-governador (2007-2010) e deputado estadual (2011-2014);

* Pontos positivos: Comanda um grupo de lideranças que já exerceu grande influência no eleitorado de Aparecida. Após alguns anos longe da prefeitura, pesquisas indicam que ele ainda não perdeu o contato com a cidade;

* Pontos negativos: Apesar do empate técnico com o prefeito Maguito Vilela, tem pela frente o desafio de vencer o alto índice de rejeição que possui em relação a uma parcela dos aparecidenses;

Tanner de Melo (DEM)

* Principal cargo: vice-prefeito de Aparecida de Goiânia (2009-2012);

* Pontos positivos: No meio de uma disputa com dois candidatos desgastados, Tanner pode usar o discurso do “novo” em Aparecida. À medida que provar ser a novidade do pleito, pode conseguir angariar o apoio do eleitorado;


*  Pontos negativos: Disputará a eleição praticamente sozinho. Ele mesmo afirma que a sua candidatura não vem de um apelo popular, mas sim de uma demanda do próprio partido. Pode, ainda, herdar desgastes devido a sua participação na gestão atual;