Saída de Vanderlan do PMDB foi rompimento com a oposição

A saída do empresário Vanderlan Cardoso do PMDB, no início da semana, não foi apenas uma mera mudança de partido. Foi, sim, o rompimento com a oposição no Estado e o tempo confirmará essa constatação. Não existe nem nunca existiu terceira via na política no Estado. Em Goiás só existem a situação e a oposição. As especulações de que ele poderá se filiar em siglas nanicas não tem a menor chance de acontecer. A não ser que ele tenha desistido do projeto de se eleger governador algum dia. Ninguém vence eleição de governador por aqui filiado em partido nanico. E não é razoável achar que o PMDB vá apoiar candidato de partido nanico, quando há quadros no partido ávidos pela oportunidade de sair candidato a tão honroso cargo. Ao deixar o PMDB, Vanderlan certamente não cometeu ato de ingenuidade de achar que poderia se filiar em sigla menor, na oposição e vir a ser apoiado pelos peemedebistas. É mais crível nascer dente em bico de galinha. Depois do adeus ao PMDB, o ex-prefeito de Senador Canedo só tem espaço para retomar o projeto da candidatura de governador em partidos da situação. E tem que ser de médio porte para cima, ou seja, PTB, PSD, DEM ou PSDB. Aliás, os comentários na sexta-feira já davam conta de uma possível filiação do empresário no PSD. Caso seja confirmada a informação, ele passará a compor o elenco de nomes para a sucessão do tucano Marconi Perillo, que até agora não manifestou interesse em disputar a reeleição.


P2 - Paulo Garcia-Paulo José fotógrafo Tribuna
Desde o dia 7 de maio o prefeito Paulo Garcia não marca presença no Twitter. O sumiço do prefeito coincidiu com a decisão da Justiça Federal, em suspender o contrato da prefeitura com a Warre Engenharia, empreiteira responsável pelas obras de engenharia do Parque Mutirama


Sem coronel
Apesar de lamentar a saída de Van­derlan Cardoso do PMDB, o presidente do diretório metropolitano do partido, deputado Wagner Siqueira, discorda dos argumentos do ex-prefeito de Senador Canedo para justificar a sua desfiliação. Waguinho não acha que Iris Rezende seja coronel, e diz ser testemunha que ele tem aberto espaço para o surgimento de novas lideranças na legenda.

Aposta peemedebista
Conforme previsão feita por um integrante da cúpula estadual do PMDB, é grande a expectativa no partido em torno do depoimento que o jornalista Luiz Carlos Bordoni fará na “CPMI do Cachoeira”, no Congresso, nesta quarta, 27.
  
Subsídio ao Eixo
O governador Marconi Perillo decidiu passar de R$ 250 mil para R$ 500 mil, o subsídio mensal para o programa Transporte Cidadão no Eixo Anhanguera. O projeto já foi aprovado pela Assembleia.

Jovair busca apoio
Pré-candidato do PTB à prefeitura, o deputado Jovair Arantes vai conversar nos próximos dias com o governador Eduardo Campos (PE), presidente nacional do PSB. Em pauta, o compromisso de apoio do Partido Socialista à sua candidatura em Goiânia. Ainda que seja apenas aliança institucional, o que já garantiria o tempo de televisão na propaganda eleitoral.
  
Maguito 2012
Apesar de ter se manifestado contra o instituto da reeleição, Maguito Vilela justificou a sua nova candidatura em Aparecida de Goiânia por considerar que sua missão ainda não está concluída. Terá o petista Helvecino Moura na vice.

Fragmentação
Na hipótese de o vice-governador José Eliton Júnior (DEM) não concordar em sair candidato em Goiânia, os partidos da base de apoio do governo estadual tendem a se fragmentar em várias candidaturas. Deputado Jovair Arantes concorrerá pelo PTB; Sandes Júnior pelo PP e o PSDB com o nome que ainda está por ser definido.

Esporte prestigiado
A Confederação Brasileira de Futevôlei, com sede em Goiânia, terá 120 mil reais para a realização do Campeonato Brasileiro de Clubes Fut Três. A ajuda vem do governo estadual.

Menos burocracia
Para a criação de Comissão Especial de Inquérito na Câmara de Vereadores de Goiânia não haverá mais a necessidade de o requerimento passar pelo crivo do plenário. Agora basta que o autor da iniciativa recolha um terço de assinaturas. Outra mudança é que nenhum vereador poderá retirar a sua assinatura do requerimento depois que ele for publicado.

Lobista oficial
Lobistas terão a partir de agora pleno trânsito nos bastidores da Câmara de Vereadores de Goiânia. A atividade foi regulamentada a partir de um projeto de lei já aprovado, de autoria do presidente da Casa, Iram Saraiva (PMDB).

Mais um
A oposição em Anápolis aposta em número maior de candidatos para tentar provocar o segundo turno. Um dos mais novos é Wolney Martins, ex-prefeito, no PP.

Reajuste barrado
A oposição conseguiu frear, até agora, o projeto de lei que o prefeito Paulo Garcia enviou à Câmara de Goiânia, concedendo reajuste salarial de 5,10% aos servidores públicos municipais.

Férias
A semana foi de férias na CPMI em Brasília. Por motivos vários. Uns envolvidos com festas juninas. Outros com a Rio+20. Por fim, o presidente da Comissão, Vital do Rego, revelou, via twitter, que estava dedicando pelo menos duas horas para tentar resolver a situação do Treze de Campina Grande junto à CBF.

Acordou
Parece que Venderlan Cardoso percebeu, depois de um ano, que não há espaço para respirar candidatura a governador dentro do PMDB. O ar, para esse fim, continua totalmente reservado para Iris Rezende.

Catalão
Há controvérsias a ser esclarecidas acerca da viabilidade jurídica da candidatura de Adib Elias (PMDB), à prefeitura de Catalão. A análise e do professor de Direito Eleitoral da UFG e Universo, Arivaldo Araújo. As dúvidas, segundo ele, serão dirimidas pelo STF, até o registro das candidaturas.

Quem tem mais?
A provocação de Sandes Júnior: cadê o candidato de 40% do PSDB? Sandes reclama da resistência de parte dos tucanos, mas lembra que ele continua sendo o nome mais viável na base marconista. Decisão nesta semana.