A segunda ciclovia de Goiânia será lançada na manhã de hoje no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Região Norte de Goiânia, de onde partirá o traçado rumo à Praça Universitária, no Setor Universitário. A primeira foi inaugurada na semana passada e faz parte do corredor universitário, entre as praças Cívica e da Bíblia. Apesar do lançamento e início imediato das obras, ainda não há orçamento finalizado dos gastos nem cronograma dos trabalhos.

O projeto foi concebido pela UFG e será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplam). Ao todo, serão cerca de 10 quilômetros de ciclovia, com a largura das duas pistas medindo 2,5 metros. De acordo com o titular da Seplam, Lívio Luciano, a ideia inicial é terminar as obras até o fim deste ano.

Os trabalhos serão realizados por meio da Agência Municipal de Obras (Amob), que ainda vai fechar o orçamento, pois os trabalhos também vão envolver a Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT). “Vamos começar pelo Câmpus Samambaia porque as intervenções são mais baratas e o trânsito menos congestionado na região”, diz Lívio Luciano. O secretário explica que a obra será realizada diretamente pela Prefeitura, mas caso haja necessidade, parte dos trabalhos pode ser terceirizada.

A concepção da ciclovia surgiu num seminário sobre mobilidade urbana realizado pela UFG no ano passado. Na ocasião, professores, estudantes e gestores públicos apresentaram propostas para a cidade. Este será o primeiro colocado em prática. As duas ciclovias de Goiânia terão conexão na Praça Universitária.