Mesa-redonda debate saúde e urbanismo

O jornal O POPULAR realizou ontem mais duas mesas-redondas com o objetivo de contribuir com o debate eleitoral em 2012. Os temas foram infraestrutura e saúde. A publicação reuniu nos últimos dias estudiosos das áreas de meio ambiente, educação e mobilidade. A próxima mesa-redonda será sobre assistência social.

As discussões sobre as demandas em infraestrutura tiveram participação do engenheiro civil Augusto Fernandes; do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), Camilo Vladimir de Lima Amaral; e do coordenador técnico da Federação da Indústria do Estado de Goiás (Fieg), Welington da Silva Vieira. Eles discutiram a respeito do asfaltamento, da drenagem de água, da impermeabilização, da iluminação pública e da infraestrutura viária.

As questões relacionadas à saúde em Goiânia foram debatidas pela coordenadora do mestrado profissional em Saúde Coletiva da UFG, Claci Fátima Weirich Rosso; pelo doutor em Saúde Pública e Coletiva pela Universidade de São Paulo (USP) e gestor público, Nelson Bezerra Barbosa; e pelo médico Cicílio Alves de Mores, professor do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG, que atuou como diretor técnico do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) no período de 2002 a 2007. Os debates abordaram a rede física da saúde em Goiânia, medicina preventiva, atenção básica, abastecimento da rede de saúde, gestão e regulação, entre outros assuntos.

As propostas apresentadas nas seis mesas-redondas serão reunidas em um documento que será entregue aos candidatos a prefeito de Goiânia nas próximas eleições. As colaborações também serão reunidas em um caderno especial a ser publicado antes do início da propaganda eleitoral gratuita, em agosto.

Fonte: O Popular