Com a biblioteca em dia

A maioria das obras literárias indicadas aos vestibulares da UFG e UEG pode ser encontrada sem dificuldade em livrarias, sebos e na internet, mas é preciso atenção com alguns detalhes

Rogério Borges

 

Com as obras literárias indicadas para os próximos processos seletivos divulgadas, é hora de os candidatos que concorrem a uma vaga na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Estadual de Goiás (UEG) procurarem adquirir ou ter acesso aos títulos. Desta vez, diferente do último vestibular, não há coincidência de nenhum livro entre as duas provas.

 

As 12 obras – seis da UFG e seis da UEG – mesclam autores dos séculos 19 e 20, havendo clássicos, como O Triste Fim de Policarpo Quaresma, e obras mais recentes, como Eu Vos Abraço, Milhões, de Moacyr Scliar. A maior parte dessas obras está disponível com certa facilidade aos estudantes, podendo ser encontrada em livrarias, sebos e até para downloads na internet.

 

A exceção fica por conta da antologia Estrela da Vida Inteira, de Manuel Bandeira, indicada para os três últimos processos seletivos da UEG e que voltou a figurar na lista das obras literárias do próximo vestibular, cumprindo o ciclo de dois anos que o livro costuma permanecer sob indicação para a prova de literatura. Os herdeiros do autor e a Editora Nova Fronteira, que publicava os trabalhos do poeta até o ano passado, não entraram num acordo, impedindo que o selo repusesse estoques da obra, para a qual a demanda aumentou em Goiás.

 

Este livro, que reúne a produção poética de Bandeira de décadas, foi publicado em 1993 e ganhou nova edição em 2008. Em 2010, o colegiado da UEG que determina a lista dos livros indicados, composto por professores das 15 unidades da instituição que têm curso de Letras, fez as consultas para a adoção da obra.

 

“Naquele momento, os professores constataram que o livro tinha uma edição recente e que ela estava disponível, sem dificuldades de ser encontrada”, relata Wanessa Siqueira, coordenadora acadêmica do Núcleo de Seleção da UEG. De fato, em 2010, o imbróglio entre os herdeiros de Bandeira e a editora que o publicava ainda não havia chegado a um rompimento. Só em 2011 os títulos do poeta passaram para a Global Editora, que reiniciou a publicação dos títulos este ano, mas ainda não apresentou uma nova versão para Estrela da Vida Inteira, algo que pode demorar. O livro é uma antologia e não faria muito sentido publicar uma coletânea antes de reeditar outras obras do poeta, como Cinza das Horas, cujos versos também estão nesse trabalho mais amplo.

 

SITES

 

Isso fez com que o livro não estivesse tão acessível aos candidatos da UEG como seria o ideal. Ele pode ser encomendado, via internet, no site de grandes redes de livrarias que ainda têm exemplares em estoque ou então, também de forma virtual, em sebos de outros Estados. Em Goiânia, O POPULAR consultou mais de 20 lojas de livros usados sem encontrar um só exemplar da obra.

 

“Nós ainda não recebemos nenhuma queixa de alunos nesse sentido”, diz Wanessa, da UEG. O núcleo de seleção, porém, fez consultas internas para debater a questão. “Seria mais oneroso, sobretudo para os alunos, que a UEG mudasse a obra agora, tão próximo ao próximo vestibular. Além do que, este livro deixará de fazer parte da lista das obras indicadas em breve.”

 

A professora Wanessa sugere que os candidatos adquiram a obra pela internet, que a procurem em bibliotecas ou que a peçam emprestada de quem prestou vestibulares anteriores na instituição. Vale lembrar que este livro, assim como muitos outros das listas da UEG e da UFG, não está em domínio público, ou seja, ainda é um texto protegido por direitos autorais. Isso quer dizer que é proibido baixá-lo pela internet, ainda que seja possível encontrar sites que oferecem este serviço ilegal. Essa prática constitui crime. Os únicos livros com acesso livre e dos quais podem ser feitos downloads livres são aqueles cujos autores morreram há mais de 70 anos, respeitando a legislação brasileira de direitos autorais.

 

Podem ser feitos downloads, da lista da UEG, de O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e da UFG, de Lira dos Vinte’Anos, de Álvares de Azevedo, e de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. Outro cuidado: estes três livros em especial têm versões infanto-juvenis e até em história em quadrinhos, edições que não devem ser adquiridas pelo candidato que vai estudar as obras. Trata-se de edições que não trazem os textos originais e integrais das obras, estes sim cobrados nas avaliações das duas universidades.

 

Mais um aviso. O livro indicado de Cora Coralina para o vestibular da UEG é Estórias da Casa Velha da Ponte, da Editora Global. Cuidado para não confundir com Tesouro da Casa Velha, também de Cora e publicado pela mesma editora.

 

Fonte: O Popular