Ações de saúde nas escolas ajudam no desenvolvimento dos alunos

Promover condições de saúde é essencial para o desenvolvimento das atividades escolares. No Tocantins, 892 escolas de 100 municípios fazem parte do Programa de Saúde nas Escolas - PSE, abrangendo 161.856 escolares de ensino fundamental e médio. Para o fortalecimento e acompanhamento do desenvolvimento das atividades nesses municípios que aderiram ao PSE, a Sesau – Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira, 9, e prossegue até amanhã, 10, a I Oficina Estadual do Programa Saúde na Escola, no IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Para a Profª Dra. Estelamaris Tronco, da UFG – Universidade Federal de Goiás, que falou sobre alimentação saudável, um dos principais problemas dos estudantes hoje é o excesso de peso que vem aumentando com o passar dos anos. “Por isso, é de suma importância investir e motivar uma alimentação saudável nos escolares”, explicou.

Segundo o secretário executivo da Saúde, Dr. Gastão Neder, que esteve presente na abertura do evento, as ações de promoção e prevenção da saúde são essências para as crianças, e quando se alia essas atividades com a educação, melhora-se até mesmo o rendimento escolar desses alunos.

Na oficina participam representantes das Secretarias Estaduais da Saúde, Educação e Juventude, Conselho Municipal de Saúde, representantes do Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde e profissionais da saúde e educação que fazem parte dos GTIs - Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais. Sendo que, um dos principais objetivos do evento é articular e fortalecer os GTI’s municipais. Na ocasião foi apresentada a equipe que integra o GTI Estadual.

O Programa Saúde na Escola foi instituído pelo Decreto nº. 6.286 de 05 de dezembro de 2007, é resultado de uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação e tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

Fonte: Jornal O Girassol