Um Dom Quixote bem diferente

Cia. Destinatário usa teatro de bonecos para narrar saga do famoso personagem

A saga de Dom Quixote e de seu fiel escudeiro Sancho Pança, narrada por meio de teatro de bonecos, pode ser vista no espetáculo infantil que a Companhia de Teatro Destinatário apresenta no Teatro Goiânia Ouro hoje, às 20 horas. Em cima do balcão, na ponta de uma vara ou feitos de velcro, personagens e bichos como borboletas e dragões voadores são manipulados por atores que surgem em cena com seus macacões coloridos.

Dom Quixote integra o projeto Acaso em Cores, que aposta numa mistura de poesia, humor e música. Além dos atores Luciano de Freitas, Jessica Hanner, Raissa Morbeck, Ludmyla Marques e Thiago Santana, estudantes de Artes Cênicas da UFG, a produção conta ainda com o violonista Franklin Vanguarda. Professor de teatro do CEP Basileu França, Thiago Santana, que também assina a direção, diz que o grupo surgiu há ano e meio e que o texto de Cervantes foi escolhido por coincidir com os anseios da trupe em levar para o tablado propostas teatrais também de cunho pedagógico.

Ele explica que, em Dom Quixote, a Companhia Destinatário emprega no palco suas pesquisas em torno da técnica do brinquedo, que trabalha a manipulação de bonecos como se fosse uma brincadeira de criança. Segundo Thiago, o público vai conferir uma montagem de 50 minutos de duração. O conjunto de cenas, imagens e contação de histórias foi baseado numa adaptação nacional de Dom Quixote em história em quadrinhos, feita por Caco Gualhardo. “Um dos destaques dessa dramaturgia é que nas cenas também têm espaço balões, onomatopeias e outras referências das HQs”, adianta.

Ele acrescenta que, neste trabalho, a trupe contou com a assessoria de Adriana Brito, bonequeira veterana da Cia. Nu Escuro, da pedagoga Edilúcia Barros e da professora Ângela Barcelos, da UFG. Esta última, especialista em contação de histórias, discorreu sobre formas de contar histórias que abrangem desde bonecos de velcro usados em escolas à observação de imagens em livros e técnicas de locução. “A ideia é mostrar como a fala pode produzir imagens no telespectador e enfatizamos como a leitura permite a realização de viagens e sonhos”, observa.

Segundo Santana, o grupo visa incentivar a leitura e a produção literária de crianças e adolescentes, por meio de linguagens performáticas que favorecem o despertar dos sentidos, da imaginação e de sensações. Nas apresentações da trupe em escolas, os alunos recebem um CD com atividades pedagógicas, brincadeiras e jogos direcionados para a educação infantil e o ensino fundamental. Nas redes sociais, a companhia teatral realiza campanha para ação de doação de livros.

Peça: Dom Quixote, com Cia. de Teatro Destinatário
Data e horárioHoje, às 20 horas
Local: Teatro Goiânia Ouro. Rua 3, esquina  com Rua 9, Centro.
Ingressos: R$ 10 (inteira) e  R$ 5 (meia-entrada)
Mais informações: 3524-2541

Fonte: O Popular