Estudantes manifestam em favor das cotas nas universidades

Estudantes do ensino médio e universitários participaram de uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (23/8), no Centro de Goiânia, a favor das cotas raciais e sociais. 

A passeata foi promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em defesa do projeto de lei, aprovado no Senado Federal no ultimo dia 7, que prevê que 50% das vagas em Universidades Federais sejam destinadas a alunos oriundos de escolas públicas.

De acordo com os estudantes, os problemas da rede pública de ensino fundamental e médio são inúmeros, como prédios em ruínas, a má qualidade da merenda escolar e a demotivação dos professores ao receberem salários miseráveis. Por isso, há uma competição injusta por vagas em Universidades Federais, entre alunos oriundos de escolas Públicas e os da rede privada. 

O DCE considerou que é necessário mostrar os argumentos por meio de manifestação por causa das mobilizações contrárias às cotas, como a que ocorreu no último domingo na capital. Segundo organizadores, a manifestação contou com a participação de cerca de 700 estudantes.

Fonte: Portal Radio Rio Vermelho.