Acaba greve na UFG

Nos campi de Goiânia e da cidade de Goiás, aulas deverão ser retomadas a partir da próxima terça-feira, 11

Quase três meses depois de iniciada, ontem chegou ao fim a greve dos docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG). A boa notícia é que em Goiânia e na cidade de Goiás as aulas já deverão retornar na terça-feira,11. Em contrapartida, nos campus de Catalão e Jataí, a paralização continua, até que seja decidido em assembleia da classe o retorno das atividades. A reitoria da universidade já havia informado durante a greve iniciada em 11 de junho que 20 mil alunos estavam prejudicados e sem aulas.

A assembleia marcada para o final da manhã de ontem tinha na pauta outros objetivos. O comando grevista pretendia discutir uma saída unificada da greve. Isso não representava o fim do movimento, conforme a diretora-presidenta do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg), Rosana Borges. A professora conta que logo ao ser apresentada, a pauta foi negada e os mais de 420 professores no Centro de Cultura e Eventos da UFG optaram por inserir à assembleia outro assunto a ser discutido.

“Todos quiseram que a pauta do dia fosse o fim da greve. O movimento já estava desgastado e não haveria mais por que insistir. Os profissionais preferiram iniciar a votação, que venceu por contraste. Não foi preciso nem fazer a contagem, porque os votos a favor do fim do movimento foram maioria”, descreveu a diretora-presidenta da Adufg, Rosana Borges. A professora explicou que os profissionais entenderam que maioria dos benefícios exigidos pelo movimento em Goiás já tinham sido atendidos.

Conforme Rosana, os benefícios apresentados pelo governo em acordo, transformaram-se no Projeto de Lei nº 4.368 de 2012. “O projeto de lei reza benefícios aos professores e técnicos das universidades federais do País. Tivemos a reestruturação da carreira, com diminuição de 17 a 13 níveis. Aumento de salário entre 20% a 45%, dependendo do nível de categoria do servidor, para os próximos três anos, a partir do próximo ano, com data base em março; além de pelo menos outros oito pontos são expressos no acordo”, relata.

Conforme assessoria de comunicação da UFG, por meio de publicação no portal digital da universidade, o reitor Edward Madureira determinou que o início das aulas deve acontecer na próxima terça-feira, 11. A determinação é válida para Goiânia e cidade de Goiás, onde haverá o “reinício das aulas do 1º semestre de 2012”, conforme a nota divulgada. O calendário de reposição das aulas deve ser apreciado segunda-feira, 10. Ainda conforme a nota, professores de Jataí optaram pelo fim da greve na terça-feira, 4. Já os docentes do Campus de Catalão devem decidir na segunda-feira.

20 mil alunos da Universidade Federal de Goiás ficaram sem aulas durante os quase três meses de paralisação do professores. Reposição ainda não foi definida. 

45% é o teto de reajuste oferecido pelo governo federal aos professores de universiades federais em greve. Categoria terá também reestruturação da carreira.

Fonte: Diário da Manhã